A Celesc não informou quais cidades de SC ficaram sem energia
A Celesc informa que, em relação à ocorrência registrada no Sistema Interligado Nacional (SIN), iniciada às 14h03, parte do sistema começou a ser reestabelecido a partir das 14h52 e, às 15h36, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento do restante da carga. Às 16h, o sistema já havia sido recomposto. O ONS ainda não divulgou a causa do problema.
Foram desligados, para segurança operativa do sistema elétrico, cerca de 520 MW, o que representa em torno de 13% da demanda da Celesc no momento da ocorrência. O desligamento afetou aproximadamente 315 mil unidades consumidoras em todo o território catarinense, o que representa 13% do total de unidades atendidas na área de concessão da Empresa. A Celesc não informou quais cidades de SC ficaram sem energia. Canoinhas, desta vez, ficou de fora do apagão.
Confira a nota do ONS:
“Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.
Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.
Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas. Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis”.
Confira a nota da Celesc:
“A Celesc informa que a interrupção no fornecimento de energia, registrada às 14h03 em diversas cidades de Santa Catarina e no território nacional, foi causada por problemas no Sistema Interligado Nacional (SIN), ao qual a Celesc está interligada. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da ocorrência no SIN.
Quando isso acontece, todas as concessionárias seguem um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o que envolve desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC.
Salientamos que o problema é externo à rede de distribuição da Celesc, ou seja, não gerenciável pela Empresa. Quando o sistema estiver estabilizado, com a autorização do ONS, os alimentadores da Celesc serão religados gradualmente.”