Evento em Canoinhas discute desenvolvimento regional

Foto: Público presente no evento/Gilberto Neppel

O curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) e a Universidad Gastón Dachary de Posadas, na Argentina, em parceria com a Epagri de Canoinhas, promoveram na semana passada o 3º Workshop sobre Desenvolvimento Regional no Território do Contestado e 2º Seminário Sistemas de Produção Tradicionais e Agroflorestais no Centro-Sul do Paraná e Norte Catarinense.

O tema do workshop foi “Experiências inovadoras internacionais como contributo ao desenvolvimento regional no Território do Contestado”. Para discutir o assunto, participaram cinco pesquisadores de Portugal, um da Espanha e três da Argentina, além de especialistas de diversos estados brasileiros.

 

DEBATE

O debate abrangeu temas como Avanços Tecnológicos e Inovações no Setor da Silvicultura, como alternativa ao desenvolvimento regional, apresentando a experiência argentina na produção agrosilvopastoril e da erva-mate; Usos do solo e desenvolvimento regional, com a experiência de Castilla La-Mancha, na Espanha, além da apresentação de resultados de investigação realizada no Território do Contestado; Indicação Geográfica; e o papel das associações de desenvolvimento, como estrutura organizacional e funcional inovadora de gestão do desenvolvimento territorial.

Além disso, foram realizadas três mesas redondas, umas delas, como síntese final dos temas apresentados no evento.

A primeira discutiu os sistemas de produção tradicionais e agroflorestais no centro-sul do Paraná e norte catarinense com os impactos no Desenvolvimento Territorial, focando em experiências inovadoras de Santa Catarina e do Paraná.

A Indicação Geográfica como alternativa de Desenvolvimento Territorial no Estado de Santa Catarina, no Brasil e na Argentina, foi tema de outro debate que expôs experiências catarinenses como o caso do Vale da Uva Goethe (Urussanga), do Queijo Serrano (Serra Catarinense e Rio-grandense) e da Erva-Mate (Planalto Norte Catarinense e Centro-Sul do Paraná).

A terceira mesa discutiu experiências internacionais de desenvolvimento local e regional e sua aplicabilidade no Território do Contestado.

A partir desses debates, foi elaborado um “Documento Estratégico”, que se propôs a destacar a atual situação, os avanços e desafios do processo de desenvolvimento regional do chamado Território do Contestado. “Esse documento será disponibilizado às instituições e lideranças regionais, a partir da próxima semana, a fim de que sirva de referência ao debate atual e futuro sobre desenvolvimento regional no Território do Contestado”, explica o professor Dr. Valdir Roque Dallabrida, coordenador geral do evento.

Rolar para cima