Novas regras para baratear as campanhas causaram um efeito colateral que beneficia candidatos tradicionais
PESQUISAS
As duas pesquisas (Mapa e Ibope) divulgadas nesta sexta-feira, 17, mostram que o grande campeão desta eleição, ao menos até aqui, a menos de 50 dias da eleição, é o voto em branco. Na pesquisa Ibope os índices chegam a 34% (brancos/nulos) e 23% (não sabe/não responderam). Na do Mapa, 19% (brancos/nulos) e 26,4% (não sabem/não responderam). Os dados são da pesquisa estimulada para governador de SC. Na espontânea, a alienação em relação à campanha é ainda mais assustadora.
Efeito da legislação que reduziu o número de dias de campanha? Creio que também. Mas o problema pode ser bem mais grave.
Há sim um interesse dos brasileiros, de modo geral, pelas eleições de outubro. As redes sociais provam isso. Há, também, uma desilusão geral com os candidatos como também mostram as redes sociais. O salvador da pátria, em todas as instâncias, não apareceu, e o povo rejeita os candidatos que aí estão.
Optam pelo voto em branco ou nulo e dizem que não sabem em quem votar não por desconhecer os candidatos, mas porque não se identificam com nenhum.
As chances desse quadro reverter, considerando que já temos as candidaturas estabelecidas, são mínimas. Ou os eleitores vão votar “em quem está ganhando” nas pesquisas ou teremos recordes de brancos e nulos.
MARIANI X LIMA
Surpreende o quadro de empate técnico entre Mauro Mariani (MDB) e Décio Lima (PT) na pesquisa Ibope. Gelson Merisio (PSD) não avançou apesar da megacoligação que formou. Lima, apesar de todo o desgaste do partido no Estado, conseguiu uma façanha nessa largada, mas quem tem condições de crescer mais é Mariani. Merisio, com 100 prefeitos a mais que Mariani ao seu lado, tem chances iguais de crescer. A campanha apenas começou.
DEBATE 1
No primeiro debate televisivo com candidatos ao Governo de SC nesta sexta, 17, repetiu-se a dinâmica do primeiro debate de rádio uma semana antes. Os melhores colocados nas sondagens evitaram o confronto direto e as alfinetadas ficaram para os menores dispararem.
Décio Lima (PT), que agora aparece praticamente liderando a pesquisa Ibope, foi quem mais faturou quando ele e outros candidatos encurralaram Mariani e Merisio com a argumentação de que não poderiam eles renovar a política catarinense tendo feito parte do governo nos últimos 16 anos.
NOVO ROUND
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove o Diálogo com candidatos ao Governo de Santa Catarina, na próxima segunda-feira, 20, às 18h30, na sede da instituição, em Florianópolis. Participarão Décio Lima, Gelson Merísio e Mauro Mariani. A Federação vai entregar a Carta da Indústria, documento que consolida as principais demandas para o período 2019-2022 e que pode subsidiar decisões das esferas executiva e legislativa do Estado.
DEBATE 2
O segundo debate televisivo nesta sexta, 17, na Rede TV! foi bem mais divertido que o da Band. O formato permitiu uma ação maior por parte dos candidatos, que puderam confrontar frente a frente os oponentes que bem entenderam.
No começo houve aquela tentativa de isolar os adversários diretos, mas o formato empurrou para situações desconfortáveis para muitos deles, como quando o jornalista Reinaldo Azevedo emparedou Jair Bolsonaro (PSL) com uma questão econômica.
Falando em Bolsonaro, ele e Marina Silva (Rede) protagonizaram a melhor cena do debate, quando o militar a confrontou com sua mudança de pensamento a respeito do aborto. A internet quebrou com os antibolsonaro comemorando o que para eles foi o momento em que Bolsonaro foi colocado em seu devido lugar.