Unidade móvel atenderá mulheres de Major Vieira e de Bela Vista do Toldo
O Sesc Saúde Mulher, uma unidade móvel que realiza exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde, estará em Major Vieira a partir de 1º de outubro até 7 de dezembro.
A unidade móvel vai oferecer os serviços às mulheres majorvierenses e belavistenses, sendo que, de 1º de outubro a 9 de novembro serão atendidas as mulheres de Major Vieira e de 12 de novembro a 7 de dezembro a população feminina do município de Bela Vista do Toldo. Às belavistenses, será oferecido transporte gratuito por parte da prefeitura de Bela Vista do Toldo.
O agendamento para a realização dos exames já podem ser feitos na Unidade Central de Saúde de cada município. As mulheres podem obter mais informações com o seu agente de saúde.
O serviço é gratuito e o exame de mamografia deve ser realizado nas mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de encaminhamento médico. Já as mulheres a partir de 35 anos com histórico familiar ou alguma suspeita também podem fazer, porém é exigido encaminhamento médico. O exame preventivo é oferecido para mulheres com idade entre 25 e 69 anos, sem a necessidade de solicitação médica.
Para agendar o exame de mamografia a mulher deve se dirigir até a Unidade de Saúde Central de seu município levando RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Para o exame preventivo é necessário apenas RG, CPF e Cartão do SUS.
ATENDIMENTO
O atendimento será de segunda a sexta-feira, exceto feriados, nos seguintes horários:
Segunda-feira das 15h às 17h
Terça, quarta e quinta-feira das 8h às 12h e das 13 às 17h
Sexta-feira das 8h às 11h.
A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro.
Além dos exames são realizadas ações educativas de promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna.