IDEB 2013 | Sob Faria, piora educação em Canoinhas

IdebO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 mostra que no primeiro ano do governo Beto Faria (PMDB), o ensino público municipal piorou em Canoinhas, ao passo que o ensino público estadual melhorou.

Com meta de atingir nota 4,7, Canoinhas ficou com média 4,3 entre as escolas municipais, nota que interrompe a trajetória ascendente que Canoinhas vinha traçando desde 2005, quando o índice foi criado. Com esta nota, há poucas chances de Canoinhas atingir a média 5,1, prevista para 2015. O Ideb é divulgado a cada dois anos.

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A rede estadual de ensino teve pequena melhora. Passou de média 4,8 em 2011 para média 4,9 em 2013. Entre as estaduais, a escola Manoel da Silva Quadros surpreendeu nos anos iniciais (1ª a 4ª séries) com nota 7,2, superior a sempre líder Sagrado Coração de Jesus que, desta vez, ficou em segundo lugar.

Já entre as municipais, a Alberto Wardenski lidera o ranking canoinhense com média 6,2 nos anos iniciais.

Entre os anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries), nove das 15 escolas que participam do Ideb não conseguiram atingir a meta estabelecida para o biênio.

 

LEIA ARTIGO DO PROFESSOR EDERSON MOTA SOBRE O ASSUNTO

 

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REGIÃO

Entre as escolas estaduais, Canoinhas foi o único município a melhorar o índice em relação a 2011. Todos os demais municípios pioraram os índices. Entre as municipais, a exceção foi Mafra que se não piorou, pelo menos repetiu a mesma nota.

A pior situação está em Três Barras, que atingiu médias 3,7 (estaduais) e 3,8 (municipais), respectivamente.

Nenhum dos municípios do Planalto Norte atingiu a média estipulada para 2013.

 

ESTADO

Santa Catarina manteve o crescimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental passando de 5,8 para 6,0.

Nos anos finais, o Estado teve uma queda passando de 4,9 para 4,5, porém se manteve entre os cinco com melhor desempenho. No Ensino Médio, o índice passou de 4,3 para 4,0.

 

NACIONAL

O Ideb 2013 mostra que o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) não conseguiram atingir a meta prevista de qualidade do ensino. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), o Ideb superou a meta em 0,3 ponto.

Para os anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb passou de 5, em 2011, para 5,2, em 2013, atingindo a meta estipulada de 4,9. Para os anos finais desta etapa de ensino, o Ideb passou de 4,1, em 2011, para 4,2, em 2013. Nesse caso, a meta era 4,4. No ensino médio, a meta estabelecida era 3,9 e o Ideb atingido foi 3,7. O ensino médio foi a única das etapas que não teve crescimento no Ideb, quando comparado com a nota anterior, de 2011, que também foi 3,7.

 

Para entender

O Ideb mostra a evolução na qualidade da educação no ensino fundamental e no médio. É calculado a cada dois anos, em escala de zero a dez. Usa-se o Censo Escolar para medir a aprovação e médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil para mensurar o desempenho. Como se usa o Saeb, os índices são amostrais e não há ranking do ensino particular.

 
Foto: Projeto Um computador por aluno, implementado em Canoinhas em 2012  não contribuiu para melhorar índice/Arquivo
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