Acompanhe abaixo as informações ao longo do dia
JMais e 98FM fazem cobertura ao vivo da apuração
A partir das 16h30 assista ao vivo a cobertura da apuração dos votos aqui no JMais. Os comentários serão do jornalista Edinei Wassoaski e do professor e presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Reinaldo de Lima Jr.
Tribunal Superior Eleitoral divulga balanço de ocorrências
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os primeiros boletins de ocorrências do primeiro turno das Eleições 2018. Do total de 454.493 urnas distribuídas pelo país, foram substituídas 310 urnas. A maior quantidade de substituição ocorreu em São Paulo (49), seguida de Minas Gerais (46) e Sergipe (35).
As ocorrências envolvendo candidatos totalizaram cinco casos, com uma prisão em São Paulo por divulgação de propaganda. Os demais aconteceram em Minas Gerais, com três registros e Mato Grosso, com um caso.
Já os eleitores se envolveram em 33 ocorrências, com duas prisões no Mato Grosso do Sul. O maior número de casos foi registrado no Mato Grosso, com oito ocorrências por questões variadas e que não ocasionaram prisões. Em seguida, aparece Santa Catarina, que registrou sete casos, todos relativos a propaganda irregular.
SC registra 91 ocorrências com urnas eletrônicas
Urnas eletrônicas
Em Santa Catarina, a votação continua ocorrendo dentro da normalidade. Até o momento, houve 91 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 45 substituídas por urnas eletrônicas de contingência. Outras ocorrências foram ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor.
Após a substituição das urnas, a votação prosseguiu normalmente.
Ocorrências policiais
Ao todo, foram registradas 56 ocorrências policiais, com 28 prisões de eleitores.
Em relação ao último boletim, divulgado às 11h57, as atualizações ficam por conta de novas prisões de eleitores por boca de urna em Tangará, Biguaçu, Tubarão, Florianópolis, São José e Penha; por desacato a autoridade em São José; por divulgação de propaganda em Florianópolis; por corrupção eleitoral em Forquilhinha; e por coação em Navegantes.
Apesar de lentidão na identificação da biometria, TRE diz que eleição corre na normalidade
Urnas eletrônicas
Em Santa Catarina, a votação continua ocorrendo dentro da normalidade. Até o momento, houve 84 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 42 substituídas por urnas eletrônicas de contingência. Outras ocorrências foram ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor.
Após a substituição das urnas, a votação prosseguiu normalmente.
Ocorrências policiais
Ao todo, foram registradas 33 ocorrências policiais, com 17 prisões de eleitores.
As prisões aconteceram em razão de divulgação de propaganda (Brusque, Criciúma, Florianópolis, Bombinhas e Itajaí); boca de urna (Florianópolis, São José, Palhoça, Concórdia, Garuva e Biguaçu); e corrupção eleitoral (Içara). Uma das prisões por boca de urna em Florianópolis e a prisão em Concórdia também tiveram como motivação a arregimentação de eleitores.
Governador
Governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) votou nesta manhã de domingo no colégio Marista, em Criciúma, por volta das 10 horas. Em conversa com a imprensa local, Moreira defendeu o pleno exercício do voto como o instrumento mais democrático e soberano que existe e pediu tranquilidade à população. “Que as pessoas façam suas escolhas e busquem o que acreditam ser melhor para Santa Catarina e para o Brasil, sem se deixar levar pelo ódio e o rancor”, disse. O governador lamenta que a campanha presidencial tenha dominado os debates, mas, acredita que no segundo turno a tendência é de que finalmente sejam discutidas as questões importantes para Santa Catarina.
UnC: Veja fotos da votação no maior colégio eleitoral de Canoinhas
Eleitores se queixam da demora em votar pelo sistema biométrico
As filas se intensificaram pela manhã nos maiores colégios eleitorais de Canoinhas. Muitos eleitores reclamaram da demora em se fazer a identificação biométrica. Abaixo fotos do Sagrado Coração de Jesus:
Candidato a deputado federal domiciliado em Canoinhas, Agente Elias vota na UnC
Décio Lima (PT) votou em Blumenau
Dois candidatos a deputado estadual domiciliados em Canoinhas já votaram


Gelson Merisio vota em Chapecó
Mauro Mariani vota em Joinville
O candidato Mauro Mariani, da coligação “Santa Catarina Quer Mais”, votou em Joinville acompanhado da esposa Cynthia Camargo Mariani. Na chegada nesta manhã na Escola Estadual Giovani Pascoalini Faraco cumprimentou algumas pessoas.
“Andamos por toda Santa Catarina e levamos a nossa mensagem. Nossa militância foi aguerrida e estamos com uma expectativa muito positiva”, disse.
O acompanhamento da apuração dos votos será junto da família e amigos mais próximos.
BOLETIM NA MÃO
http://jmais.com.br/boletins-de-urna-permitem-fiscalizacao-das-eleicoes-pelo-cidadao/
BOLETIM DO TRE SC
Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, até o momento, houve 39 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 16 substituídas por urnas eletrônicas de contingência. Outras ocorrências foram ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor.
Os municípios que tiveram urnas substituídas foram Água Doce, Brusque, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Laguna, Palhoça, Petrolândia, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São José.
Após a substituição das urnas, a votação prosseguiu normalmente.
São 15.562 urnas recebendo os votos no estado de Santa Catarina: 15.534 em seções convencionais, 11 para o voto em trânsito e 17 para os presos provisórios.
Ocorrências policiais
Foi registrada uma ocorrência policial no município de Joinville por divulgação de propaganda. Dois fiscais com botons de candidatos que não estavam na listagem estavam no local de votação e destrataram o soldado. Não houve prisões até o momento.
ATENÇÃO
Eleitores em trânsito podem justificar ausência até as 17h
AJUDA AÍ
Confira o que você precisa saber para votar neste domingo
BRASIL
Mais de 147,3 milhões de eleitores podem votar no primeiro turno
SEGURANÇA
A Polícia Militar de Canoinhas traçou um esquema de segurança diferenciado para este domingo. Um contingente extra foi às ruas logo cedo.
Ontem já houve uma ação especial no apoio aos Cartórios Eleitorais de Canoinhas e de Porto União para segurança da distribuição das urnas nas Seções Eleitorais.
Hoje a PM estará com policiamento fixo nos locais e seções com maior número de votantes. Nas demais, inclusive na área rural dos municípios, haverá rondas.
As guarnições da Polícia Militar Ambiental estão prestando apoio nas rondas pelo interior.
“Também estamos com planejamento montado para o período pós-votação, apuração e eventuais manifestações de comemoração de vitória ou qualquer outra aglomeração de pessoas ou ainda carreatas”, afirma o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Araújo.
Ele reforça que haverá reforço de efetivo até que terminem todas as situações envolvendo a Eleição e seus desdobramentos.
PROBLEMAS EM URNAS
Segundo o Cartório Eleitoral de Canoinhas houve problemas com duas urnas eletrônicas. Uma na escola Frei Menandro Kamps e outra no Rodolfo Zipperer. Nos dois casos, os problemas nas urnas foram rapidamente reparados.
COMEÇA
Técnicos do Cartório Eleitoral de Canoinhas começam os trabalhos na manhã deste domingo, 7, pela comarca de Canoinhas.