Semana teve nove mortos em acidentes, explosão na Celesc e carro atropelando o dono

Confira o que foi destaque durante a semana no JMais:

beneBENE ENCURRALADO

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a condenação do atual secretário de Obras de Canoinhas, Benedito Therézio de Carvalho, o Bene (foto), por ato de improbidade administrativa pelo acúmulo dos cargos de vereador e secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Município de Canoinhas. Pela sentença, Carvalho terá de efetuar o ressarcimento dos danos causados ao erário e o pagamento de multa civil.

A decisão atende Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas ingressou com a ação após constatar que Carvalho acumulou as funções e as remunerações de vereador e de secretário de Estado por um período de mais de 4 meses, entre 19 de dezembro de 2005 e 29 de abril de 2006.

De acordo com os autos, o impedimento de acúmulo da atividade parlamentar com outro cargo ou função está previsto na Constituição Federal. No caso específico de Canoinhas, a Lei Orgânica veda o acúmulo de cargos, além de prever o licenciamento automático do cargo eletivo.

Carvalho havia sido condenado por ato de improbidade administrativa na Justiça de 1º Grau e recorreu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), mas a Quarta Câmara de Direito Público negou o pedido por unanimidade. Um novo recurso foi interposto, mas negado em uma decisão monocrática do TJSC.

Em outra tentativa de reverter a decisão, Carvalho recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que, em maio de 2014, também não deu seguimento ao pedido. Houve um novo recurso no STF, o qual manteve, no último mês de junho, a condenação inicial de ressarcimento ao erário e o pagamento de multa. O ex-secretário ainda pode recorrer dessa decisão.

 

Emerson tinha 23 nos/Facebook/Reprodução
Emerson tinha 23 nos/Facebook/Reprodução

MORTES NO TRÂNSITO

O motociclista Emerson Ramires Gonçalves dos Santos, de 23 anos, morreu ao colidir a motocicleta Suzuki, placa MMI 6072, de Canoinhas, na traseira de um caminhão na avenida Rigesa, em Três Barras, na noite deste sábado, 6.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Três Barras, o caminhão, com placas de Três Barras, estava estacionado na avenida.

A vítima foi encontrada pelos bombeiros em cima da motocicleta e presa sob o caminhão, amparada por uma soldado dos bombeiros voluntária. O rapaz apresentava parada cardiorrespiratória, suspeita de fratura de coluna cervical e arcos costais. Ele ainda chegou a ser levado com vida ao Pronto Atendimento de Três Barras, onde acabou morrendo.

Emerson trabalhava na empresa CIA Canoinhas de Papel e estudava no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Ele deixa um filho.

 

 

Foto: Veículo capotado/PRF/Divulgação
Foto: Veículo capotado/PRF/Divulgação

João Pedro Marques, de 18 anos, morreu em um acidente na madrugada deste domingo, 7, na BR-280, na localidade de Saltinho do Canivete, em Mafra.

Ele estava no banco do carona de um Fiat Uno, placas de Mafra, que saiu da pista e capotou.

Quando bombeiros de Três Barras chegaram no local, o rapaz já estava morto, preso às ferragens.

O motorista do carro, Antônio Dorival Peters, de 32 anos, apresentava suspeita de fratura na cintura pélvica lado direito e queixava-se de fortes dores na coluna vertebral toráxica. Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal de Três Barras e passa bem.

Segundo a PRF, o motorista que dirigia sem habilitação, apresentava sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

 

 

 

Além de Roselindo Fragoso, que faleceu nessa sexta-feira, em Canoinhas, o acidente teve outras cinco vítimas fatais/ Foto: Bombeiros
Além de Roselindo Fragoso, que faleceu nessa sexta-feira, em Canoinhas, o acidente teve outras cinco vítimas fatais/ Foto: A Gazeta

SEIS MORTOS EM ACIDENTE

O empresário sãobentense que por anos manteve comércio no centro de Canoinhas e que é casado com uma canoinhense, Milton Rückl Júnior, de 32 anos, se envolveu em um dos mais graves acidentes de trânsito já registrados em São Bento do Sul neste sábado, 6.

Seis pessoas da mesma família, de Fragosos, morreram no acidente.

O acidente aconteceu na rodovia Acesso Oeste, no trecho conhecido como 27 Curvas. Todas as vítimas eram ocupantes de um Ipanema que foi atingido de frente por uma BMW, conduzida por Júnior. Um Gol que passava pelo local também foi atingido.

Três das vítimas morreram presas nas ferragens e duas no trajeto da ambulância dos bombeiros, para o Hospital Sagrada Família. As vítimas, segundo o jornal A Gazeta, são: o motorista da Ipanema, Nelson Nascimento, funcionário de uma Loja de Materiais de Construção, sua companheira Adriana Linzmeyer, a filha Maria Eduarda Linzmeyer, que completou 1 ano esta semana, Wágner Felipe dos Santos e llair dos Santos, conhecida como Nega.

Mais duas vítimas do Ipanema foram internadas em estado grave. Roselindo Fragoso, de 35 anos, que estava internado em Canoinhas, morreu na sexta-feira, 12.

Junior se entregou à Polícia na terça-feira, 9, e está detido no Presídio de Mafra.

 

SAM_4805MORTE EM TRÊS BARRAS

Por volta das 14 horas desta quarta feira, 10, bombeiros de Canoinhas Três Barras e a Polícia Militar foram acionados para atender um acidente em frente à igreja São Cristóvão no bairro com o mesmo nome, em Três Barras.

Segundo informações de populares, teria ocorrido uma colisão entre uma motocicleta e um ônibus.

Chegando no local, os socorristas encontraram Cristina Ferreira de Souza, 23anos, caída em via publica inconsciente e sem o capacete. Após as análises preliminares foram constatadas escoriações pelo corpo e suspeita de traumatismo craniano, provavelmente devido o choque com o pára-brisa do ônibus.

A moça foi imobilizada e encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal de Canoinhas onde acabou falecendo.

 

Foto: Pontos de LSD e comprimidos de ecstasy apreendidos/Biluka
Foto: Pontos de LSD e comprimidos de ecstasy apreendidos/Biluka

DROGAS

Policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Canoinhas prenderam na madrugada desta terça-feira, 9, um rapaz de 20 anos que circulava pelo centro de Canoinhas com 100 pontos de LSD e 76 comprimidos de ecstasy.

Segundo a Polícia, ele vinha de Florianópolis com o objetivo de distribuir a droga na região de Canoinhas.

De acordo com o agente de Polícia Luis Rosa Peres, o rapaz foi abordado próximo do Supermercado Bruda em atitude suspeita (de bermuda e moletom, com mochila nas costas). Ele não tinha passagem anterior pela Polícia.

Na Delegacia, ele confessou que traficava drogas do litoral do Estado para Canoinhas há pelo menos um ano. “Apesar de ele ter permanecido calado durante o depoimento, a gente acredita que o serviço dele era de mula (buscava a droga a mando de outra pessoa). Acreditamos que ele foi para Florianópolis com o único propósito de trazer a droga”.

Segundo a Polícia, ele informou que comprou a droga por R$ 2 mil. Fracionada e vendida, a renderia lucro de até R$ 9 mil.

O crime não é afiançável. O rapaz, que é morador de Canoinhas, deve responder por tráfico de drogas.

Foto: PM Canoinhas
Foto: PM Canoinhas

CARRO ATROPELA O PRÓPRIO DONO

Os bombeiros e a Polícia Militar de Canoinhas foram acionados na tarde desta quarta-feira, 10, para atender um acidente inusitado na rua Henrique Sorg, no bairro Jardim Esperança, em Canoinhas.

Um homem com 36 anos desceu do seu veículo e foi até uma panificadora. Quando retornou lembrou que havia esquecido de comprar uns produtos. Desceu novamente e não percebeu que havia deixado de engatar a marcha e muito menos puxado o freio de mão. Não deu outra: o veículo começou a disparar e o homem sozinho com o intuito de evitar que o carro viesse a bater em outros e até mesmo num muro de uma residência próxima foi até a frente do veículo e tentou segurá-lo.

Porém, o peso do veículo Uno e a velocidade fizeram com que o carro passasse por cima do homem. O veículo ainda atingiu o muro de uma casa. Os bombeiros chegaram  no local e encontraram o homem deitado na via apresentando escoriações nas pernas, braços, cabeça e suspeita de fratura na articulação do joelho. Após os procedimentos padrões de atendimento pré-hospitalar, o paciente foi encaminhado ao Pronto Atendimento para receber cuidados médicos.

 

 

FOTO: Moradores registraram a explosão/Camila Moura
FOTO: Moradores registraram a explosão/Camila Moura

EXPLOSÃO NA CELESC

Um incidente registrado no início da noite de quinta-feira, 11, deixou os moradores de Mafra assustados. Uma explosão na subestação da Celesc deixou cerca de 20 mil moradores sem energia elétrica em seis cidades da região.

De acordo com a Celesc, a suspeita é de que tenha ocorrido um curto-circuito em um dos transformadores, entre 18h30 e 19h. Mafra, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Major Vieira e Santa Terezinha ficaram sem energia elétrica. Isso porque as cidades próximas são abastecidas pelo transformador que explodiu.

A explosão chamou a atenção de moradores, que perceberam mudança de cor no céu. Próximo à subestação, foi possível ver um clarão e bastante fumaça. A equipe técnica da Celesc investiga as causas do incidente.

A energia já foi reestabelecida em Mafra ainda na noite de quinta-feira. As demais cidades ficaram sem energia até às 3 horas da madrugada. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido. As informações são do site do Diário Catarinense.

 

 

 

 

 

 

Rolar para cima