Prefeito de Canoinhas deu entrevista a rádio CBN Vale do Iguaçu na semana passada
NOTA 6
O prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), participou na sexta-feira, 16, do Programa CBN Tarde de Notícias, da rádio CBN Vale do Iguaçu. Entre os assuntos, falou sobre o Natal Luz, evento que está na sua segunda edição em 2018 e que já entrou para o calendário oficial das festas de fim de ano da cidade. Também falou sobre as ações em prol da comunidade e os desafios da gestão. Além disso, fez uma avaliação da sua gestão. “O balanço que faço da gestão até o momento é de uma nota 6; sou realista; com coragem e esforço pretendo atender a todos”.
O prefeito destacou como avanços de seu governo o fim das filas nos postos de saúde e para fazer matrículas nos Centros de Educação Infantil.
47,7%
do que se paga de conta de energia elétrica são impostos no Brasil
CAIXAS SUCATADOS
PRA ENVERGONHAR SC
O senador Dalirio Beber (MDB-SC) não foi candidato a reeleição e deixa o cargo, portanto, no fim do ano. Antes de sair, no entanto, deixou um presentinho aos colegas.
O Senado aprovou, na semana passada, incluir na pauta de votações da Casa um projeto de autoria de Beber que enfraquece a Lei da Ficha Limpa e diminui o período de inelegibilidade para políticos condenados antes de 2010.
O texto foi apresentado em outubro de 2017, dias depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido que políticos condenados antes de 2010 deveriam cumprir oito anos de inelegibilidade, e não três, como ocorria anteriormente. Pelo texto de Beber, os políticos que cumpriram os três anos de inelegibilidade já estariam aptos a concorrer novamente em eleições.
RENOVAÇÃO
Dos 513 deputados federais eleitos, 161, o que corresponde a 31%, são estreantes na política. Eles obtiveram 30% dos votos nominais, o dobro de 2014, e gastaram 18% dos recursos. As campanhas dos “novatos” custaram, em média, R$ 6 por voto, metade do que os veteranos desembolsaram. Mato Grosso e Rio de Janeiro são os dois Estados com a maior taxa de renovação: 63% e 52%, respectivamente.