Saiba o que significa essa sigla e o quanto ela pode te ajudar
Para quem está iniciando os estudos em áreas como webdesign e linguagem de programação, é muito comum se deparar com o termo CSS, principalmente na criação de sites.
Por isso, para saber mais a respeito do que é, como utilizar e para que serve essa tecnologia, leia esse texto e sabia mais sobre a importância do CSS.
CSS, na verdade, é a abreviação da sigla em inglês “Cascate Styling Sheets”, que em português significa “Folhas de estilo em cascata”.
Isso porque o termo “cascata” indica que vários arquivos CSS podem fazer parte de um único documento, funcionando como um complemento ou acrescentando algumas características visuais.
Para melhor compreensão do que é e qual é a função do CSS, é preciso ter em mente que ele possui relação direta com a aparência visual da página.
Sendo assim, por meio do CSS você tem a possibilidade de efetuar mudanças de cor no fundo da sua página, alterar as cores e os estilos da fonte, bem como criar tabelas e realizar o ajuste de imagens.
Além disso, para melhor utilizar e compreender os benefícios do CSS é importante também conhecer o HTML, pois ambas tecnologias se complementam.
CSS – A SUA ORIGEM
O CSS surgiu durante a metade da década de noventa, quando os programadores Hakon Wium Lie e Bert Bos conceberam uma alternativa para facilitar os recursos de alteração do visuais de páginas para a web.
Antes disso, quando o assunto era programação na internet, apenas o HTML era usado para a construção das páginas.
O tempo passou, as páginas evoluíram e a necessidade de mais opções de formatação na web exigiu a criação de novas tags e atributos de estilo no HTML.
O objetivo era ampliar as melhorias nas questões de layout, passando a exercer tanto a função de estruturação quanto a de apresentação.
No entanto, isto começou a se tornar um transtorno para os profissionais da área de webdesign, pois não existiam possibilidades de estipular um padrão que pudesse ser aplicado a todas as páginas.
Sendo assim, toda e qualquer alteração deveria ser feita em cada uma delas. Esse procedimento tornava o desenvolvimento muito trabalhoso, especialmente em grandes portais.
Foi com o intuito de contornar esse empecilho que Hakon Wium Lie e Bert Bos criaram o CSS.
AS APLICAÇÕES DO CSS
O CSS começou a ser usado para auxiliar os programadores e webdesigners a estipularem a formatação de documento e as suas principais características, tais como fontes, alinhamento e demais detalhes visuais.
Além disso, ele possibilita o compartilhamento de formato, em que uma mesma definição de layout tem condições de ser aplicada a várias páginas.
Diante dessas possibilidades que o CSS traz para os programadores, o HTML volta a exercer assuas funções básicas, que é realizar a estruturação dos conteúdos.
Vale destacar que por meio do CSS é possível criar animações com efeitos diversificados, conferindo para o site mais interatividade e o tornando mais atraente.
VANTAGENS DO CSS
Hoje em dia o CSS é bastante utilizado por webdesigners. Os motivos para isso são algumas vantagens que ele proporciona. Vamos ver algumas?
VELOCIDADE
O CSS proporciona melhor velocidade de carregamento para as páginas, fator que é de grande importância para o êxito de um site nos dias de hoje.
A razão disso é que a capacidade de download se torna mais eficiente, pois menos códigos são utilizados.
RESPONSIVIDADE
Ter um site responsivo é fator primordial para qualquer tipo de projeto na web. Essa característica responsiva que o CSS confere ao site ocorre pelo fato de que ele permite uma maior flexibilidade quanto ao tamanho e a disposição dos elementos.
CONTROLE
O CSS possibilita também que o programador tenha de controlar o layout de mais de um documento a partir de um único arquivo.
Além disso, ele torna possível também manter o mesmo tipo de formatação em navegadores distintos.
COMO APRENDER A UTILIZAR O CSS
Hoje em dia, em se tratando de conhecer melhor as características e as funcionalidades de um determinado programa, seja ele o CSS ou algum outro, é possível encontrar um amplo material na web.
Sendo assim, existem artigos, e-books, vídeos e mais uma série de fontes de informação. Todas voltadas para os mais diversos tipos de programadores, desde os iniciantes aos mais experientes.
Independente do seu nível de conhecimento a respeito do CSS é sempre bom praticar e pesquisar constantemente sobre o tema. O CSS, assim como outros softwares, está em contínua mudança.
Quanto mais você se pesquisar e estudar, mais possibilidade de dominar a ferramenta você vai adquirir.
Vale salientar que atualmente, diante da influência cada vez maior da internet no dia a dia, o conhecimento em programação permite encontrar oportunidades de trabalho.
CONCLUSÃO
Assim como termos referentes à hospedagem de site e domínios, as linguagens de programação são de grande importância e essenciais para quem trabalha no universo web.
Portanto, vale apena conhecer as vantagens que o CSS traz para a construção de um site, de um blog ou de qualquer outro projeto na internet.