Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 3, aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo de Santa Catarina:
Raimundo Colombo (PSD): 57%
Paulo Bauer (PSDB): 22%
Claudio Vignatti (PT): 15%
Afrânio Boppré (PSOL): 4%
Janaina Deitos (PPL): 1%
Outros: 1%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Segundo o Ibope, “Raimundo Colombo deve vencer no primeiro turno”.
A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS.
VOTOS TOTAIS
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Raimundo Colombo: 48%
Paulo Bauer: 18%
Claudio Vignatti : 13%
Afrânio Boppré: 4%
Janaina Deitos: 1%
Branco/nulo: 7%
Indecisos: 9%
No levantamento anterior realizado pelo instituto, entre 21 e 23 de setembro, Raimundo Colombo (PSD) tinha 52% das intenções de voto, seguido de Paulo Bauer (PSDB) com 16% e Cláudio Vignatti (PT) com 6%.
PRESIDÊNCIA
Dilma (PT) tem 38% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) tem 28%, e Marina Silva (PSB) tem 19% entre os eleitores de Santa Catarina na disputa pela Presidência da República.
Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) aparecem com 1% cada. Brancos e nulos somam 5% e indecisos 7%. Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iazi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não alcançaram 1%.
Veja os números do Ibope para pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada aos entrevistados) apenas no estado de Santa Catarina:
Dilma (PT): 38%
Aécio Neves (PSDB): 28%
Marina Silva (PSB): 19 %
Pastor Everaldo (PSC): 1%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Outros: 1%
Brancos e nulos: 5%
Indecisos: 7%
No levantamento anterior, entre 21 e 23 de setembro, Dilma tinha 36%, Aécio 25%, Marina 19%. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 3 de outubro. Foram entrevistados 1.610 eleitores em 74 municípios do estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) sob o número SC-/000342014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00985/2014