Semana teve mudança no trânsito, canoinhense sortudo e fim do Orkut

Confira o que foi destaque no JMais:

ENFERMEIRA ACUSA

Foto: Katia: “Não sei mais a quem recorrer”, afirma/Edinei Wassoaski/JMais
Foto: Katia: “Não sei mais a quem recorrer”, afirma/Edinei Wassoaski/JMais

Imagine chegar no seu trabalho e ouvir que você não trabalha mais naquele local porque você mesmo se demitiu por telefone. Essa situação kafkiana teria acontecido com a enfermeira Katia Aparecida Reis, funcionária pública contratada por meio de teste seletivo em 2008 pelo então prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri.
A demissão aconteceu há seis meses e até agora Katia tenta provar na Justiça que não pediu demissão.
Katia foi contratada para trabalhar nas Equipes de Saúde da Família (ESF). Só poderia ser demitida em duas situações: demitindo-se ou com a extinção do programa.
Era responsável por três unidades de saúde de Três Barras – São João dos Cavalheiros, Campininha e KM 6. Colecionou inimigos nas unidades, segundo ela mesma por causa de sua rigidez que incluía repressão a funcionárias que iam trabalhar de calção e levava até o cachorro que, segundo Katia, ficava na porta do posto de saúde enquanto a dona trabalhava.
Quando foi desligada dos postos, em 23 de março deste ano, o secretário de Saúde, Márcio Eble registrou boletim de ocorrência contra Katia, dizendo que ela teria levado consigo documentos dos postos.
No dia seguinte, Katia devolveu os documentos.
Ela conta que tudo ocorreu muito rápido. Dois dias antes de a chamarem para assinar a rescisão, o dinheiro do acerto final já estava depositado na sua conta.
O que mais ofendeu a enfermeira foi um documento, assinado por colegas de trabalho do posto do KM 6, fazendo uma série de acusações contra ela – que não sabia trabalhar em equipe, que tratava de assuntos pessoais no trabalho, que abusava do poder que tinha, que fraudava livros de visitas e que seria grossa com os colegas.
Foi a gota d’água para a enfermeira entrar com processo para ser reintegrada à Secretaria de Saúde de Três Barras.
Katia procurou primeiro o Ministério Público e, depois a Justiça da 2ª Vara, que se declarou incompetente para julgar a questão. O processo foi para a Justiça do Trabalho, que também se recusou a julgar o caso. Agora, Katia tenta recurso no Tribunal Regional do Trabalho. “Não sei mais a quem recorrer”, afirma.

Em documento enviado à Justiça do Trabalho, o Município reafirma que foi Katia quem pediu demissão. O departamento jurídico do Município não apresenta, no entanto, documento assinado por ela que comprove o pedido.
O secretário de Saúde de Três Barras diz que de fato houve o telefonema e, imediatamente, o Departamento Pessoal da prefeitura deu sequência ao processo. Quando chegou à mesa do prefeito Elói Quege (PP), a exoneração foi assinada. “Gosto muito da Katia, não a mandaria embora, mas depois de feita a rescisão, não se pode voltar atrás”, afirma.
Já a gestora de Saúde, Silmara Mülmann, uma espécie de supervisora da pasta, diz que houve vários problemas de relacionamento envolvendo a enfermeira e que Katia respondia, inclusive, a processo administrativo. “Fizemos várias tentativas de realocá-la em diversos postos”, afirma.
Advogado da área trabalhista ouvido pela reportagem afirma que não existe demissão por telefone. “Mesmo que a pessoa telefone pedindo demissão, é preciso que tenha duas testemunhas e que ela assine um papel. Se isso não ocorrer, não existe pedido de demissão”, afirma categoricamente.
O JMais tentou inúmeras vezes contato com a assessoria jurídica da prefeitura de Três Barras, mas não obteve retorno.
Enquanto aguarda a Justiça, Katia não consegue outro emprego, principalmente por sua carteira ainda estar pendente, já que como ela não assinou a rescisão, o Município de Três Barras continua registrado como seu empregador.

 

contasEX-PREFEITO CONDENADO

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de SC confirmou a condenação do ex-prefeito de Canoinhas, Orlando Krautler, a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, e do ex-procurador do município de Canoinhas a três anos e seis meses de detenção, em regime aberto, pela prática de atos de improbidade administrativa.

Os dois foram denunciados pelo Ministério Público após dispensa de licitação em contrato de prestação de transporte público e de estudantes, no período de 1997 a 2002. A ação também incluiu os dois sócios proprietários da empresa contratada, que foram absolvidos.

A empresa, que presta o serviço de transporte no município desde 1974, teve o contrato de concessão prorrogado em 1999 e 2001, com dispensa de licitação, sob o argumento de que não havia empresas no município em condições de prestar o serviço. O mesmo ocorreu com o transporte escolar nos anos de 1997 e de 1999 a 2002, com a contratação direta do serviço pelo valor de R$ 300 mil à época.

O relator, desembargador substituto Leopoldo Augusto Brüggemann, não acolheu o recurso dos dois acusados, que argumentaram inépcia da inicial. Ele observou que a denúncia descreveu os fatos de forma suficiente, bem como a participação de cada um dos autores, e permitiu ao ex-prefeito o exercício pleno do direito de defesa.

Brüggemann foi enfático: “In casu, contudo, a alegada inviabilidade de competição não restou demonstrada nos autos, ao contrário, o que se verificou das provas amealhadas no presente processo é que havia, sim, outras empresas na região com potenciais possibilidades de prestar satisfatoriamente o serviço de que o Município necessitava”. A decisão, unânime, apenas adequou o valor da pena de multa aplicada aos administradores públicos.

 

Foto: Voluntárias da Rede em Canoinhas/Fabio Rodrigues/Correio do Norte
Foto: Voluntárias da Rede em Canoinhas/Fabio Rodrigues/Correio do Norte

OUTUBRO ROSA

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) completou 30 anos de atividades em Canoinhas e, para este Outubro Rosa, promove as atividades relacionadas à prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Em entrevista coletiva, a presidente da Rede Feminina, Regina Weinert, afirmou que a programação do Outubro Rosa inicia nesta quarta-feira, 1º, com um culto ecumênico marcado para acontecer às 19 horas na igreja Matriz Cristo Rei. Além da igreja católica, a Igreja Evangélica Luterana confirmou a participação no culto. “Neste dia, as escolas, em parceria com toda a comunidade, vão ornamentar a cidade com a cor rosa, dando o tom das atividades”, diz.
No dia 11, acontece o pedágio em prol à RFCC, em parceria com a Polícia Militar, clubes de serviços e voluntários.
Já para o dia 18, a Rede Feminina prepara a 3ª Tarde Cor-de-rosa. O evento acontece a cada dois anos, com uma palestra voltada à saúde. A atividade será no pavilhão da igreja Matriz Cristo Rei, a partir das 14 horas. O ingresso é R$ 25 e pode ser adquirido com as voluntárias da Rede.
No dia 25, em parceria com o Sesc Ler de Canoinhas, a RFCC promove a Tarde do Bem-estar, uma ação com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e a presença de uma ginecologista que vai sanar dúvidas.
O encerramento do Outubro Rosa será no dia 31, com a tradicional caminhada, saindo da praça Oswaldo de Oliveira, às 19 horas. “Decidimos fazer à noite para que mais pessoas possam participar do evento”, explica Regina.
Durante todo o mês, haverá palestras preventivas e alguns pontos da cidade estarão iluminados com a cor rosa, como a igreja Matriz Cristo Rei.
Foto: Milton Zanghelinin Rüeckl está preso em Mafra, desde a tarde do dia 9/Ricardo Otto/A Gazeta
Foto: Milton Zanghelinin Rüeckl está preso em Mafra, desde a tarde do dia 9/Ricardo Otto/A Gazeta

EMPRESÁRIO INDICIADO

O Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) ofereceu denúncia, na tarde de sexta-feira, 26, contra Milton Zanghellini Ruckl, de 33 anos de idade, por provocar a morte de seis pessoas e quase matar mais outras seis, em um acidente de trânsito no dia 6 de setembro deste ano. O denunciado estava dirigindo uma BMW alcoolizado e em alta velocidade quando invadiu a pista contrária e bateu contra dois veículos, por volta das 22h, na rodovia SC-301, no trecho conhecido como 27 curvas, que liga as cidades de São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Milton foi denunciado por seis homicídios dolosos consumados e seis homicídios dolosos na forma tentada. Ou seja, a Promotoria de Justiça considerou que o réu agiu com intenção de matar e que assumiu o risco do crime ao dirigir alcoolizado. A pena para homicídio doloso pode variar de seis a trinta anos de prisão, dependendo dos qualificadores.

Neste caso, a Promotoria pediu que a Justiça considere como qualificadora o fato de as vítimas não terem tido chance de defesa, já que o acusado estava em velocidade acima da permitida e invadiu a pista contrária em local proibido, passando por cima da sinalização conhecida como “tartarugas”. A segunda qualificadora é ter o denunciado causado perigo comum, pela possibilidade de atingir um número indeterminado de pessoas que trafegavam naquela via com intenso fluxo de veículos.

O MPSC ainda se manifestou contrariamente à revogação da prisão preventiva do denunciado dada a repercussão ocasionada pelo crime tanto na comarca como em toda a região. Além disso, Milton poderia prejudicar a instrução processual e a aplicação da lei penal porque, mesmo tendo se apresentado na delegacia dias após, evadiu-se no dia do acidente ao chegar no hospital. O MPSC considerou, também, o fato de o denunciado já ter sido condenado em outro Estado por homicídio praticado no trânsito, existindo, assim, a possibilidade concreta de reiteração criminosa e o risco à ordem pública.

 

Foto: Caminhão onde estava o canoinhense tombou na margem da pista/PRF/Divulgação
Foto: Caminhão onde estava o canoinhense tombou na margem da pista/PRF/Divulgação

CANOINHENSE MORRE EM ACIDENTE

O canoinhense  Jucemar Antonio Schtanski, de 30 anos, morreu em um acidente na manhã desta terça-feira, 30, no km 354 da BR-116, em Camaquã, na Região Sul do Rio Grande do Sul.

Schtanski conduzia um caminhão pertencente a uma empresa ervateira do interior de Canoinhas.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, Schtanski se perdeu em uma curva e colidiu lateralmente com outro caminhão. O motorista canoinhense morreu na hora.

O caminhão carregado de erva-mate tombou e derramou parte da carga de sacaria, deixando o trânsito em meia pista no sentido interior-capital.

A outra carreta que se deslocava no sentido Camaquã-Porto Alegre com material para confecção de garrafas pet chegou a sair da pista. O motorista saiu ileso do acidente apesar dos danos materiais.

Um micro-ônibus da Secretaria da Saúde de Dom Feliciano se deslocava pela BR 116, levando pacientes para consultas médicas em hospitais e clínicas da região Metropolitana e acabou batendo na traseira da carreta que se deslocava no mesmo sentido. Uma outra carreta que vinha logo atrás, ainda bateu na traseira do coletivo.

Nenhum dos pacientes do micro ônibus ficou ferido.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta das 05hs30 da manhã desta terça-feira, 30.

Schtanski era casado e tinha um filho de dois anos.

 

Foto: Veículo usado pelo suspeito/Divulgação
Foto: Veículo usado pelo suspeito/Divulgação

MEMBRO DO PGC PRESO

O clima tenso que vive a segurança pública catarinense com a onda de ataques a ônibus, bases da Polícia Militar e casas dos militares, encontrou ressonância em Canoinhas.

Durante a madrugada desta quarta-feira, dia 1º, houve intensa movimentação de viaturas e perseguição a pessoa suspeita. Foi por volta das 5 horas da madrugada que em rondas próximo a BR-280, policiais militares se depararam com um suspeito que estava dentro de um carro. Quando os PMs tentaram abordá-lo, o suspeito fugiu.

Outras viaturas foram acionadas para prestar apoio.

Após o acompanhamento tático, o veículo foi parado no Loteamento Santa Cruz. As guarnições já conheciam e sabiam quem estava em fuga. Ele é suspeito de ser um dos cabeças da facção Primeiro Grupo da Capital (PGC) na região. O PGC é apontado como responsável pela série de atentados que acontecem desde o fim de semana em SC.

Conhecido com Leitão, o rapaz estava rondando um posto de combustível da cidade.

Na tentativa de fuga, ele bateu em duas viaturas da PM que faziam bloqueio.

O acompanhamento tático foi intenso, mas ao final Leitão foi preso. Além de estar embriagado ao volante, ele estava com oito buchas de cocaína no carro. Leitão foi encaminhado à Delegacia. Ele deve responder por tráfico de drogas, embriaguez ao volante e tentativa de homicídio, pois durante o bloqueio e perseguição ele jogou seu veículo contra as guarnições policiais.

 

Foto: Viatura tombou na localidade de Caraguatá/Divulgação
Foto: Viatura tombou na localidade de Caraguatá/Divulgação

BOMBEIROS ACIDENTADOS

Uma equipe de socorristas do Corpo de bombeiros de Canoinhas se deslocava com a ambulância VTR ASU-275 para atender um chamado na localidade do Rio do Pinho, interior de Canoinhas, quando em determinado momento o motorista da viatura perdeu o controle do veiculo devido à lama na estrada geral de Paula Pereira, vindo a tombar a viatura. O capotamento aconteceu na Localidade de Caraguatá.

Os dois bombeiros que estavam no carro não sofreram ferimento graves. O motorista, um bombeiro militar, teve ferimentos leves, já que foi o lado onde ele estava que atingiu o solo.

O soldado foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal com escoriações na mão e dores na cabeça, passou por exames, foi medicado e liberado. Já o bombeiro comunitário que estava do lado nada sofreu.

Segundo o tenente dos bombeiros, Nauro Mück, os envolvidos no acidente tiveram sorte em não terem se machucado. “Nossa região está passando por dias de muita chuva e as estradas ficam lisas, ainda bem que o motorista estava no máximo a 20km/h porque senão poderiam ter se machucado mais”, concluiu.

 

Foto: Ônibus foi queimado em São Bento do Sul/Ricardo Otto/A Gazeta
Foto: Ônibus foi queimado em São Bento do Sul/Ricardo Otto/A Gazeta

ATENTADO EM SÃO BENTO DO SUL

A madrugada desta sexta-feira, 3, foi marcada por sete novos ataques em Santa Catarina. O relatório da PM afirma que, até as 9h desta sexta, foram 60 ataques em 26 cidades catarinenses.

São Bento do Sul é a primeira cidade do Planalto Norte a registrar um ataque. Um ônibus foi parcialmente queimado por volta da 0h40. Segundo a Polícia Militar, o veículo de turismo estava estacionado no pátio da empresa no bairro Brasília. Os bombeiros conseguiram conter as chamas e o ônibus ficou parcialmente destruído.

A polícia contabiliza 8 ocorrências de apreensões de materiais suspeitos, 34 prisões e 9 menores apreendidos. Dois suspeitos foram mortos. Um agente público aposentado foi morto em Criciúma, no Sul do estado.

Nesta sexta, ônibus e carros foram queimados. Residências de PM e prédios públicos e de segurança foram alvos de coquetéis molotov. Foram sete cidades atingidas na madrugada: Araranguá, Biguaçu, Tubarão, Lages e São Bento do Sul, que registraram ataques pela primeira vez,  além de  Joinville e  Palhoça. Nestas últimas duas cidades foram computados o sexto e o quinto ataque, respectivamente.

 

 

ESTADO DE GREVE

O Sindicato dos Bancários de Canoinhas e Região decidiu em assembleia no fim de semana trabalhar em estado de greve a partir desta quarta-feira, dia 1º. Isso significa que eles podem parar a qualquer momento.

Bancários de todo o Brasil decidiram entrar em greve nesta terça-feira, 30. A informação é do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na tentativa de evitar uma greve, foi considerada “insuficiente, não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completamente as demais reivindicações da pauta de reivindicações da categoria”.

Entre as reivindicações dos bancários, estão reajuste salarial de 12,5%; piso salarial de R$ 2.979,25; 14º salário; participação nos lucros e resultados de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247; vales alimentação e refeição, cesta alimentação, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 724 ao mês. Outas demandas são:  gratificação de caixa, no valor de R$ 1.042,74; gratificação de função equivalente a 70% do salário do cargo efetivo; e vale-cultura de R$ 112,50 para todos trabalhadores.

Há ainda reivindicações contra as “metas abusivas” apresentadas por chefias e de combate ao assédio moral, bem como isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde. Os funcionários dos bancos querem ainda a manutenção dos planos de saúde na aposentadoria, o fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição de dispensas imotivadas, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações.

Na proposta apresentada pela Fenaban no último sábado, 27, os bancos oferecem reajuste de 7,35% para salários e demais verbas salariais (ante os 7% propostos anteriormente). O valor, segundo a entidade, representa aumento real de 0,94% e de 8% para os pisos salariais (reajuste 1,55% acima da inflação).

Insatisfeito com a proposta apresentada pelos bancos, o Comando Nacional dos Bancários decidiu manter o calendário aprovado anteriormente, com greve por tempo indeterminado a partir desta terça.

 

SORTUDO DE CANOINHAS

Foto: Aposta foi feita na Mina Loterias/Google Street View
Foto: Aposta foi feita na Mina Loterias/Google Street View

Um apostador de Canoinhas se deu bem nesta segunda-feira, 29, faturando R$ 388.932,47  na Lotofácil.

Ele acertou os 15 números pelo concurso 1112.

Os números sorteados foram: 01 – 02 – 03 – 06 – 07 – 08 – 12 – 13 – 15 – 16 – 17 – 18 – 20 – 22 e 24.

A aposta foi feita na Mina Loterias, no centro de Canoinhas.

Segundo a lotérica, a identidade do sortudo ou sortuda ainda é desconhecida. Como o ganhador pode retirar o prêmio somente nas agências da Caixa (não necessariamente a de Canoinhas), vai ser difícil identificá-lo.

Uma faixa será colocada em frente à lotérica ainda nesta terça-feira, 30, para que aqueles que costumam apostar, mas não conferir o cartão, fiquem atentos.

Além dos seis ganhadores do prêmio máximo, mais 859 apostadores acertaram 14 números. Cada um deles vai receber R$ 635,67.

 

MAJOR VIEIRAMÃO ÚNICA

Começa a valer nesta quinta-feira, 2, a mão única na rua Major Vieira, no centro de Canoinhas, entre as ruas Getúlio Vargas e Barão do Rio Branco.

O tráfego de veículos, que já era considerável, aumentou com a mudança da agência da Caixa Econômica Federal para a rua, o que levou à providência.

Com a alteração, os veículos poderão entrar na rua Major Vieira somente pela Getúlio Vargas (esquina da praça Lauro Müller e HSBC). O acesso pela rua Caetano Costa será impedido.

O Detracan já acertou com a Polícia Militar a presença de policiais nas esquinas para orientar os motoristas pelo período de 15 dias. Depois disso, quem não respeitar a mão única será multado.

sc-477_20140930_1527650746CAMINHO MAIS CURTO

Uma nova obra irá encurtar distâncias entre o Planalto Norte e o litoral. Será a SC-477, rodovia de 99 quilômetros que ligará o município de Doutor Pedrinho a Papanduva. A assinatura da ordem de serviço foi realizada nesta semana, pelo governador em exercício, Nelson Schaefer Martins.

O chefe do executivo destacou a importância da obra, que ligará duas regiões estrategicamente importantes para a economia de Santa Catarina. “O asfalto trará progresso e novas oportunidades pra quem vive, trabalha e produz nessa região. A população merece essa atenção especial por parte do governo”, explicou.

A obra será dividida em três trechos. De Papanduva a SC-114 (27 quilômetros), de Moema a SC-112 (43 quilômetros) e desta a Doutor Pedrinho (29 quilômetros). A implantação e posterior pavimentação serão financiados junto ao Banco do Brasil e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina. No total, o investimento é de R$233 milhões.

 

Arquivo
Arquivo

MUDANÇA BRUSCA

A advogada Celina Scultetus Krauss ficou irritada na manhã desta sexta-feira, 3. Ao procurar cartões de estacionamento nos pontos de revenda foi informada de que todos os cartões haviam sido retirados dos pontos. A explicação ninguém soube dar. Ao tentar localizar um azulzinho para comprar o cartão, rodou por várias ruas do centro e nada. “Estou desde as 9 horas procurando essas azuis, amarelas ou melhor, invisíveis vendedoras e ando a quadra inteira e não estão em lugar nenhum”, postou indignada no Facebook.

O post foi acompanhado de mais de 100 curtidas e 35 comentários, todos reprovando a falta de informação a respeito da alteração.

O chefe do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Lourival  Schiptoski, explica que foi a uma emissora de rádio explicar a mudança. Ao ser questionado sobre a existência de outras quatro emissoras de rádio, quatro jornais e dois sites de notícias na cidade, ele rebate dizendo que cabe a assessoria de imprensa da prefeitura a propagação da informação. A assessoria, por sua vez, não encaminhou nenhum comunicado à imprensa. A assessora, Jucelli Moreira, disse que não recebeu informações do Detracan. Ela disse, no entanto, que iria atrás da informação, e que repassaria o mais breve possível à imprensa.

O que ocorre, segundo  Schiptoski, é que desde julho, quando venceu o contrato de cinco anos, a empresa Serttel não é mais oficialmente a responsável pelo estacionamento rotativo de Canoinhas. Dessa forma, o Município fez um contrato emergencial com a própria Serttel. Esse contrato expirou em 30 de setembro. Como a Serttel não tem interesse em prosseguir administrando o Rotativo em Canoinhas, o Município fez contrato emergencial com outra empresa. O contrato vale até o final de outubro, quando, espera o Município, tenha se completado o processo licitatório que já está aberto para contratação de nova empresa . A licitação ocorre em 15 de outubro.

Até lá, os usuários serão atingidos pela mudança. Isso porque todos os pontos de venda estão sem os cartões, que foram recolhidos com a saída da Serttel. Segundo  Schiptoski, a nova empresa já deveria ter abastecido os pontos com novos cartões, o que não ocorreu, conforme relatam os usuários do sistema no Facebook.

Até que todos os pontos sejam abastecidos, somente oito monitores (que agora usam uniforme da cor amarela) vendem os cartões, que não tiveram os preços alterados (R$ 0,75 para meia hora e R$ 1,50 para uma hora).

Quem tem cartões antigos, no entanto, pode simplesmente trocar pelos novos com os monitores. Os cartões antigos têm validade até 30 de outubro.

 

FIM DO ORKUT

Era pra ser apenas mais um serviço da internet que se encerra e deixa saudades aos seus usuários. Mas o fim da rede social Orkut marca a trajetória de milhões de internautas, principalmente de brasileiros, que começaram a conhecer a web por meio dessa ferramenta.

A rede tornou-se espaço próprio tanto de interação e experimentação, quanto de excessos por partes dos membros. Era possível postar depoimentos particulares ou públicos chamados de  ”testimonials”, e até mesmo testar a criativdade ao fazer imagens com a combinação de caracteres no “scrapbook”, espaço voltado para recados no perfil de cada usuário.

A empresa Google, dona do Orkut, escolheu este 30 de setembro como o último dia para se fazer login na ferramenta. Para quem já está com saudades, será possível fazer o download das fotos, scraps e depoimentos até setembro de 2016. Também ficará disponível o contéudo público das discussões feitas nas comunidades, ainda que não seja mais possível criar novos tópicos.

_____________________@____@
___________@@@_____@_____@________@@@
_________@_____@____@_____@______@____@
_________@_____@____@_____@_____@_____@
__________@_____@___@_____@____@_____@
__________@_____@___@______@___@____@
__@@_____@_____@___@______@__@____@
_@___@____@_____@__@______@_@_____@
@_____@____@______@_@______@______@______@@@
_@_____@____@______@________________@_@@______@
_@_______@_@_____________________________________@
___@____________________________________________@
____@_________________ADEUS,__________________@
_______@______________ORKUT!________________@
_________@_________________________________@
___________@____________________________@
_____________@_________________________@
______________@_______________________@

(Caracteres e letras ganhavam novos sentidos nos Scrapbooks do Orkut, destinados inicialmente a recados)

 

Rolar para cima