Ponte Preta e Botafogo encerram a rodada nesta segunda-feira, 04
São Caetano X Mirassol
Demorou, mas o São Caetano finalmente conquistou a primeira vitória no Campeonato Paulista. Com dois gols de Vitinho, meia emprestado pelo Palmeiras, o time do ABC bateu o Mirassol por 2 a 0 no Anacleto Campanella, pela nona rodada.
A vitória levou o time da casa aos sete pontos, ainda na lanterna do Grupo A, mas se distanciando da zona do rebaixamento, que agora é ocupada por Botafogo, com quatro pontos, e São Bento, com três. No entanto, os dois ainda jogam na rodada. Se o Botafogo vencer, o São Caetano volta a figurar entre os dois piores da primeira fase.
O Mirassol, lanterna do Grupo C com oito pontos, também está na briga para escapar do rebaixamento e tem campanha superior apenas ao próprio São Caetano e os dois times da zona da degola.
O primeiro tempo foi muito disputado no meio de campo, com as duas equipes marcando forte e criando poucos lances de perigo. O Mirassol era um pouco mais presente no campo de ataque, mas tinha dificuldades para penetrar a defesa adversária.
No entanto, na primeira boa chance criada pelo São Caetano, já aos 41 minutos, o time da casa abriu o placar com um golaço. A jogada começou com Pablo, que lançou para Minho na ponta direita da área. Ele dominou e rolou para trás para Vitinho pegar de primeira e estufar as redes.
Aos 19 minutos da segunda etapa, Vitinho voltou a balançar as redes para assegurar a vitória do São Caetano. Mais uma vez, o meia recebeu de Minho e, já dentro da área, encheu o pé para superar o goleiro Matheus Aurélio.
Após o segundo gol, o Mirassol não teve outra opção senão se lançar ao ataque e passou a pressionar o adversário, que se fechou e tentou administrar a vantagem. A pressão foi grande, mas o São Caetano conseguiu evitar a reação dos visitantes e garantir a primeira vitória na competição.
O Mirassol volta a campo no sábado, dia 9 de março, quando recebe o Palmeiras, no Estádio Municipal de Mirassol, pela décima rodada do Campeonato Paulista. Na segunda-feira, dia 11, o São Caetano fecha a rodada enfrentando o Novorizontino no Jorge Ismael de Biasi.
Corinthians X São Bento
O Corinthians saiu na frente do placar, mas empatou por 1 a 1 com o São Bento na tarde deste sábado, 2. Jogando no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela nona rodada do Paulistão, o time da capital foi para o intervalo vencendo com gol de Clayson, que encerrou longo jejum. Os donos da casa, porém, se recuperaram e evitaram a derrota.
Com o empate, o Corinthians chegou a 14 pontos, ainda na liderança do Grupo C. O São Bento ainda não venceu e soma apenas quatro pontos, no quarto lugar do Grupo B e na zona de rebaixamento geral.
A primeira chance foi do Corinthians logo aos dois minutos. A bola foi cruzada para a área e Boselli finalizou de primeira para grande defesa de Henal. O São Bento respondeu com dois chutes perigosos de fora da área, um com Mazola e outro com Paulo Henrique, mas sem gols.
O Corinthians abriu o placar aos 38 minutos com Clayson. Sornoza fez excelente jogada pelo lado esquerdo, na linha de fundo, e tocou para Clayson, já dentro da área. Ele dominou e chutou firme no ângulo. O jogador encerrou um jejum de gols que durava desde 22 de abril do ano passado.
Logo no começo do segundo tempo, Paulo Henrique levou da esquerda para a direita e soltou uma bomba. Cássio se esticou todo para evitar o gol. Aos 15, porém, ele conseguiu marcar. Ratinho recebeu na direita e cruzou para a área. Paulo Henrique apareceu livre na segunda trave, cabeceando para o chão para empatar.
Melhor no jogo, o São Bento quase virou aos 29. Ratinho cruzou para Wesley, que exigiu outra grande defesa de Cássio. No último lance, o São Bento ainda perdeu um gol inacreditável. João Paulo chutou, Cássio defendeu e a bola foi no travessão. No rebote, com Cássio caído, Alecsandro errou a finalização, definindo o empate.
O Corinthians agora tem um clássico pela frente. No domingo, 10, às 16h, recebe o Santos na Arena Corinthians. No mesmo dia, às 19h, o São Bento volta a jogar no estádio Walter Ribeiro, desta vez contra a Ponte Preta.
Red Bull Brasil X Novorizontino
O Red Bull Brasil segue em sequência imbatível no Paulistão. Com gol do zagueiro Ligger ainda no primeiro tempo, o time de Antônio Carlos Zago venceu o Novorizontino por 1 a 0 no Moisés Lucarelli e completou sete jogos consecutivos sem perder, com cinco vitórias e dois empates. O resultado nesta 9ª rodada aproxima o time de uma vaga na próxima fase, mas ainda dependendo do jogo da Ponte Preta na segunda-feira.
Com 18 pontos, o Red Bull Brasil ultrapassou o Palmeiras e volta a ser a segunda melhor campanha da competição, atrás apenas do Santos, que tem 19 e ainda joga. O time ainda abriu oito pontos de vantagem para a Ponte Preta, que tem 10 com um jogo a menos. Já o Novorizontino deixa escapar a oportunidade de voltar para vice-liderança do Grupo B, com 13 pontos.
Depois de uma pressão inicial, o Red Bull Brasil abriu o placar aos 21 minutos. Claudinho cobrou falta e Ligger, na pequena área, aproveitou o rebote do goleiro e só completou de cabeça para o fundo das redes. O Novorizontino só conseguiu responder na reta final do primeiro tempo, com duas finalizações de Jean Patrick. O volante arriscou aos 30 e depois com 32 minutos, mas nas duas vezes Júlio César brilhou.
No segundo tempo, Claudinho achou espaço pelo meio e soltou um lindo chute com força, mas a bola explodiu no travessão. Praticamente na sequencia, Ligger também tentou de cabeça, mas a bola saiu por cima do gol. O Novorizontino teve a ‘bola do jogo’ aos 16 minutos, na oportunidade mais clara de empatar. Cléo Silva recebeu dentro da grande área, pelo lado direito, e cruzou na medida para Felipe Marques, que subiu no segundo pau sem marcação, mas testou para fora.
Na sexta-feira, às 19h, o Red Bull Brasil viaja até Barueri para enfrentar o Oeste pela 10ª rodada. Já o Novorizontino recebe o São Caetano no estádio Jorge Ismael de Biasi na segunda-feira, dia 11 de março, às 17h30.
Guarani X Ferroviário
O Carnaval não começa com folia para as torcidas de Guarani e Ferroviária. As equipes se enfrentaram nessa sexta-feira no Brinco de Ouro, em Campinas, e ficaram no empate por 1 a 1 pela nona rodada do Campeonato Paulista, resultado ruim para quem briga pela classificação para as quartas de final.
O time de Campinas, com 14 pontos, ocupa a segunda colocação do Grupo B, atrás do líder Palmeiras, que tem quatro pontos a mais. No entanto, o Novorizontino, com 13 pontos, ainda joga na rodada e pode tomar a vaga. O lanterna São Bento, com três pontos, completa a chave.
A Ferroviária vive situação semelhante e perdeu a chance de assumir a liderança do Grupo C, ficando na segunda colocação com 13 pontos, mesma pontuação do Corinthians, que tem uma vitória a mais (4 a 3) e ainda joga. O terceiro colocado é o Bragantino, com dez pontos e que também só disputou oito partidas. Mirassol, com oito, é o quarto.
A Ferroviária até começou melhor e chegou a assustar a defesa do Guarani, exigindo boas defesas do goleiro Giovanni, mas foi o time da casa que saiu na frente aproveitando contra-ataque.
Aos 18 minutos, Diego Cardoso começou a jogada arrancando em velocidade. Fernandes arriscou e o goleiro Tadeu espalmou a bola para o meio da área, onde o próprio Diego Cardoso pegou a sobra completando para o fundo do gol.
A resposta da Ferroviária veio ainda no primeiro tempo. Aos 38 minutos, Rodrigão aproveitou cruzamento e ajeitou de cabeça para Felipe Ferreira finalizar para o gol e empatar a partida.
Após o intervalo, a Ferroviária seguiu pressionando e quase virou o placar aos dez minutos, quando Felipe Ferreira bateu na trave. O goleiro Giovanni ainda tocou na bola evitando o segundo gol do meia.
Melhor no jogo, o time visitante ainda acertou a trave mais uma vez, com o zagueiro Rodrigão completando de cabeça o cruzamento em cobrança de escanteio.
Com boa atuação do goleiro Giovanni e se fechando até o fim, o Guarani segurou o empate e ainda passou perto de marcar o gol da vitória nos acréscimos. Anselmo Ramon ajeitou de cabeça e Ferreira exigiu linda defesa de Tadeu, mas a jogada já estava parada por impedimento.
O Guarani volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Ituano, no Novelli Júnior, pela décima rodada do Campeonato Paulista. No sábado, a Ferroviária vai ao Morumbi enfrentar o São Paulo.
Santos X Oeste
Num duelo marcado pela forte chuva, o Santos sofreu, mas venceu o Oeste, por 3 a 2, no Pacaembu, em São Paulo, pela nona rodada do Paulistão. A vitória veio somente aos 50 minutos, com gol do lateral Victor Ferraz, que classificou o time da Baixada Santista às quartas de final.
O Santos é o líder do Grupo A, agora com 22 pontos ganhos. O time não pode ser mais alcançado pela Ponte Preta, terceira colocada, com dez pontos. Já o Oeste, mesmo com o revés, segue na primeira posição do Grupo D, com 12 pontos – pode perder posição caso o São Paulo vença o Bragantino, fora de casa.
A partida começou com mais de uma hora de atraso devido à forte chuva que caiu na capital paulista no final da tarde. Para ajudar, alguns refletores do estádio também se apagaram, o que colaborou para que o duelo não tivesse seu início no horário marcado.
O Santos começou melhor a partida e teve ótima oportunidade de abrir o placar logo aos sete minutos. Derlis González recebeu passe na grande área e finalizou rasteiro. O goleiro Matheus Cavichioli espalmou e, no rebote, Soteldo mandou para a linha de fundo.
Cauteloso, o Oeste esperou o Santos para tentar algo a mais em campo. E aos 14 minutos abriu o marcador. Bruno Lopes recebeu na ponta da área e chutou forte, no ângulo do goleiro Vanderlei, marcando um golaço.
As principais jogadas do Santos saíram pelas laterais, principalmente com Soteldo, mas faltou capricho para furar uma defesa muito bem postada. Aos 29 minutos o Oeste teve chance de ampliar o placar. Mazinho lançou Bruno Lopes, que invadiu a área e demorou para finalizar. Vanderlei fechou o ângulo do atacante e evitou o pior.
No final do primeiro tempo, o Santos empatou. Aos 41 minutos, Betinho disputou bola na área e mandou contra o próprio gol. No minuto seguinte, porém, o Oeste voltou a ficar na frente. Roberto recebeu na direita e cruzou para Matheus Jesus, que testou no contrapé de Vanderlei.
Jorge Sampaoli apostou na entrada de Rodrygo e Carlos Sánchez no segundo tempo, o Santos melhorou e chegou ao empate. Aos 16 minutos, Jean Mota tocou para Victor Ferraz e o lateral encontrou Derlis González, que finalizou de primeira, sem chance para Matheus Cavichioli.
O Oeste não se abalou em campo e manteve a postura do primeiro tempo, criando chance de fazer o terceiro gol. Aos 26 minutos, Elvis encontrou Jheimy, que ficou cara a cara com Vanderlei, mas chutou em cima do goleiro.
O Santos seguiu apostando na velocidade de Rodrygo e alcançou a vitória aos 50 minutos, quando o goleiro Matheus Cavichioli afastou a bola, mas Victor Ferraz chutou forte na sobra, no canto direito do camisa 1.
O Santos volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Corinthians, às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo. Já o Oeste recebeu o Red Bull Brasil na sexta-feira, às 19h, na Arena Barueri, em Barueri.
São Paulo X Bragantino
Logo no início do jogo, o São Paulo teve a oportunidade de abrir o placar aos quatro minutos, quando Arboleda encontrou espaço pela direita, se aventurou no ataque e cruzou na medida para Pablo cabecear, mas o atacante testou para fora. A resposta do Bragantino veio aos 13 minutos, em um chute colocado de Wesley, que exigiu uma grande defesa de Tiago Volpi.
Em cobrança de falta, o São Paulo tentou surpreender o Bragantino aos 14 minutos. Pablo mandou de chapa no canto esquerdo do goleiro Alex Alves, que saltou para espalmar. Outra boa jogada aconteceu aos 24, com Hernanes carregando pelo meio, fintando a marcação e deixando com Helinho, que abriu o chute, mas mandou em cima da marcação.
Na reta final do primeiro tempo, Hernanes tentou mais duas vezes. Primeiro aos 37, em cobrança de falta que exigiu mais uma defesa do goleiro bragantino. Depois, aos 42, o meia finalizou de pé esquerdo, mas sem força facilitando a vida de Alex Alves.
A segunda etapa, os dois treinadores resolveram ousar um pouco mais e Mancini tirou o zagueiro Bruno Alves para colocar Diego Souza, enquanto Marcelo Veiga colocou o atacante Adriano Paulista no lugar do volante Adenilson. Com a bola rolando, o Bragantino chegou pela direita, Matheus Peixoto cruzou e Wesley, cara a cara com Tiago Volpi, finalizou muito mal.
Mesmo com uma pressão inicial do Bragantino, foi o São Paulo quem abriu o placar, quando Volpi lançou Diego Souza, que ganhou disputa pelo alto e a bola se ofereceu para o Pablo dentro área, o atacante acertou um voleio e mandou para o fundo das redes, aos 17 minutos.
Por muito pouco o Bragantino não empatou praticamente na sequência. Vitinho recebeu pelo meio, fintou Hernanes com o corpo e mandou um lindo chute no ângulo, mas Tiago Volpi foi buscar e mandou pela linha de fundo, aos 25. Na sequência, o São Paulo ampliou. Em cobrança de escanteio pela esquerda, Nenê mandou na cabeça de Arboleda, que estou firme e ampliou a vitória com 30 minutos.
No próximo sábado, 9, às 21h, o São Paulo enfrenta a Ferroviária no estádio do Morumbi, pela 10ª rodada do Paulistão. Na sexta-feira, 8, o Bragantino encara o Botafogo no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 18h45.
CLASSIFICAÇÃO