Projeto permite carregamento de celulares, além de proporcionar a iluminação do ambiente
De iniciativa do curso de Engenharia Elétrica, o projeto possibilitou a criação de um sistema fotovoltaico off-grid (desconectado da rede elétrica) que, além de permitir o carregamento dos celulares, também está proporcionando a iluminação do ambiente de acesso à Biblioteca Universitária. O foco é promover a sustentabilidade, através de fontes alternativas de energia.
O projeto foi desenvolvido pelo acadêmico Sandro Douglas Banhuk, sob a orientação do professor Marcos Paulo Hirth, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Engenharia Elétrica. Durante 12 meses, foram realizadas as etapas de previsão de carga instalada, dimensionamento do sistema, projeto, implementação e testes. O sistema é composto por painel fotovoltaico, controlador de carga, banco de baterias, luminárias e dispositivos para carregamento de smartphones.
De acordo com o professor Marcos, orientador do trabalho e coordenador do curso, os estudos relacionados à energia solar fotovoltaica são de grande importância para os engenheiros eletricistas tendo em vista a grande demanda atual desses tipo de energia e as perspectivas de crescimento nos próximos anos. Além disso, outros acadêmicos do curso também podem seguir os estudos na área, sendo que o sistema já implementado pode contribuir para a geração de novas pesquisas na área.