Município vai aumentar de 35 procedimentos para 55 cirurgias eletivas mensais
“Todo ente da administração pública direta ou indireta tem a obrigatoriedade de licitar, é um princípio constitucional”. A frase é da secretária de Saúde de Canoinhas, Zenici Dreher. Ela ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira, 19, para explica aos vereadores o motivo pelo qual o Município de Canoinhas licitou separadamente o serviço de sobreaviso em neurocirurgia para casos de urgência e emergência.
Alterações na forma de contratação das especialidades médicas seguem recomendação do Ministério Público e legislação vigente relacionada à contratação dos serviços. De acordo com Zenici, a partir de reuniões como o MP, membros da Secretaria Municipal de Saúde e direção do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, “definiu-se que seriam lançados os editais para as sete especialidades, porém, primeiramente os obrigatórios para tentar garantir recursos referente à porta de entrada ao HSCC e após garantir os essenciais, por exemplo cirurgia geral e anestesiologia, oferecer o sobreaviso de neurocirurgia”, informou.
A secretária garante que ao separar os editais, o Município garantirá ampliação dos serviços à população, uma vez que passaremos a ter profissionais tanto em neurocirurgia e em neurologia. “O Município está garantindo o sobreaviso de neurocirurgia para urgência e emergência, que é essencial para salvar vidas”, ressaltou.
Até 31 de março o contrato está mantido com o Hospital Santa Cruz de Canoinhas, que dispõe de um médico neurocirurgião para as duas especialidades. “O HSCC, por ser entidade privada pode contratar os profissionais sem concurso público ou licitação”, lembrou.
Além da decisão sobre a contratação via licitação do sobreaviso médico, “acertamos com o HSCC e os médicos envolvidos, Termos de Compromisso de Adesão às Cirurgias Eletivas, (colescistectomia/pedra na vesícula, herniorrafias, cataratas, ortopedia, ginecologia) onde avançamos no debate e vamos passar de 35 procedimentos por mês para 55 cirurgias eletivas mensais, portanto, a lista de espera começa a andar agora no mês de abril”, declarou a secretária.
Zenici também comentou sobre os avanços na área da Saúde: foi ampliado o horário de atendimento em uma hora nas unidades de saúde. Além da implantação do Programa Saúde do Trabalhador com atendimento noturno uma vez por mês nas unidades de saúde. Somente em 2018, mutirão de exames custeado pelo Município garantiu que 1.124 canoinhenses que esperavam há anos na fila por tomografia, ultrassonografia e densitometria óssea realizassem seus procedimentos. Foram realizadas em Canoinhas, por meio de mutirão, 191 cirurgias também somente em 2018.
Foram contratados mais médicos, abrimos duas unidades de saúde (do Alto da Tijuca e Água Verde) ampliando a cobertura do Programa Estratégia da Família de 42% para 58%. Uma nova farmácia municipal foi inaugurada. Seis novos veículos e uma ambulância foram comprados assegurando conforto e segurança no transporte de pacientes canoinhenses, além de outros avanços não citados como o início do Programa Medicamento em Casa.