Ministério da Saúde informou que o início da campanha deste ano terá antecipação de 15 dias em relação a anos anteriores
Este ano a vacinação contra a gripe ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi antecipada e começa no dia 10 de abril e vai até 31 de maio em todo o País. A mobilização geral, conhecida como Dia D, está marcada para o dia 4 de maio. Apenas no estado do Amazonas a vacinação já está acontecendo desde o dia 20 de março, devido ao registro de 28 mortes causadas pelo vírus H1N1 só no início deste ano. O Governo Federal comprou 64 milhões de doses e a meta é vacinar 59 milhões de pessoas.
Esse ano, a vacina trivalente ofertada pelo SUS para grupos específicos protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria.
Como já aconteceu nos anos anteriores, a campanha terá uma primeira fase que vai até o dia 22 de abril, onde inicialmente devem ser imunizadas crianças de um a seis anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente). Após essa data, todos as pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha podem ser vacinadas.
QUEM PODE RECEBER A VACINA GRATUITA
- Crianças de 1 a 6 anos de idade
- Gestantes e puérperas
- Maiores de 60 anos
- Profissionais da saúde
- Pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras)
- População indígena
- Pessoas privadas de liberdade
- Professores da rede pública e privada
- Trabalhadores do sistema prisional
Pessoas que não se encaixam nessa lista podem procurar a rede privada para se proteger. Os valores podem variar entre R$ 100 e R$ 150 por dose.
Em Canoinhas, o Serviço Social da Indústria (Sesi) disponibiliza a vacina todos os anos para a imunização de funcionários das indústrias e seus dependentes, após cadastro enviado antecipadamente pelas empresas.