Secretaria que tem maior número de demandas é o de tributos (15,38%), seguida dos setores de Saúde (11,5%), Obras (11,5%) e Planejamento (11,5%)
Responsável pela Ouvidoria do Município de Canoinhas, Ricardo Souza de Oliveira ocupou a tribuna da Câmara de Canoinhas nesta segunda-feira, 25, apresentando um relatório de atividades relacionadas a 2018. Ao longo do ano foram 53 pedidos de informação atendidos. A maioria veio por e-mail. As demais manifestações vieram por telefone, pessoalmente ou pelo site da prefeitura.
De todas as manifestações, a maioria se divide entre solicitação de informações e reclamações. Em porcentagens menores há denúncias, sugestões e elogios.
Segundo Oliveira, as manifestações se dividem entre demora na troca das lâmpadas, mau cheiro que sai dos bueiros, tubulação entupida, conserto de estrada, falta de fiscal nas ruas e nos ônibus, informações e regularização do IPTU, informações sobre linhas e horários de ônibus, acompanhamento de processos, dados dos servidores, com carga horária, limpeza de terrenos e poda de árvores, recolhimento do lixo e benefícios da cesta básica.
BAIRROS
A maioria das manifestações vem do centro (23,08%), seguido do Campo d’Água Verde (10,26%) e do Industrial 1 (10,26%). Os bairros Boa Vista e Alto das Palmeiras são os que menos se manifestaram em 2018.
A Secretaria que tem maior número de demandas é o de tributos (15,38%), seguido dos setores de Saúde (11,5%), Obras (11,5%) e Planejamento (11,5%).
VEREADORES
Vereador Paulinho Basilio (MDB) elogiou o trabalho do ouvidor, mas criticou a falta de divulgação do serviço. Para ele, 53 atendimentos em um ano é um número baixo. Ele sugeriu que a sala da ouvidoria fique anexa ao gabinete do prefeito. “Quem sabe isso facilita, porque as pessoas são acostumadas a reclamar no gabinete”, disse.
Camila Lima (MDB) questionou se as manifestações levadas à assessoria de imprensa são repassadas à Ouvidoria. Oliveira disse que por vezes o setor de imprensa responde, mas há situações que são encaminhadas à Ouvidoria.
Oliveira afirmou que “todas as manifestações recebidas foram tratadas com imparcialidade e encaminhadas para as secretarias ou setores competentes, que são responsáveis pelo fornecimento da resposta de acordo com as providências adotadas”.