Capitão Michels é homenageado pela Câmara Municipal de Canoinhas

Ele e o cão farejador Chewbacca prestaram auxílio às equipes de resgate na tragédia de Brumadinho (MG)

 

A Câmara de Vereadores de Canoinhas prestou homenagem ao Capitão Clemente Stähelin Michels, subcomandante do 9° Batalhão de Bombeiros Militar, condutor do cão farejador Chewbacca, durante a sessão desta terça-feira, 26. O reconhecimento foi alusivo ao apoio prestado às equipes de buscas em Brumadinho (MG) no mês de janeiro.

 

 

Divulgação/Bombeiros

A solicitação de encaminhamento de moção de parabenização foi feita pelo vereador Paulo Glinski (PSD) na sessão do dia 5 de fevereiro, que teve aprovação de todos os vereadores como forma de reconhecimento do importante trabalho realizado por Michels e o cão Chewbacca da corporação de Canoinhas.

 

 

Capitão Michels e Chewbacca fizeram parte da equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que auxiliou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na busca de desaparecidos após o rompimento de uma barragem de minérios no dia 25 de janeiro.

 

 

Os bombeiros catarinenses chegaram à Brumadinho no dia 30 de janeiro e iniciaram as atividades com a corporação local. Foi realizado o estudo da área quente, reconhecimento do local com cães, análise da situação e planejamento de estratégias empregadas em conjunto com o CBMMG.

 

 

O CBMSC foi acionado por ser referência internacional na atividade de busca e resgate e também referência internacional em cinotecnia (busca com cães), com larga experiência técnica e local. A equipe catarinense foi responsável por resgatar 40% dos corpos que ficaram soterrados na lama.

Divulgação/Bombeiros

 

 

Divulgação/Bombeiros

Na tribuna, o Capitão Michels agradeceu a todos os vereadores e citou que essa homenagem era compartilhada com todos os bombeiros do Estado que lá atuaram. “Todos esses bombeiros são merecedores dessa homenagem”, afirmou.

 

 

Michels contou como foi a missão em Brumadinho. “Sem medo e temor atuamos, o cansaço apareceu e enfrentamos a diversidade dessa operação que foi complicada”, disse o bombeiro. Michels lembrou da família que aqui ficou e que foi importante na missão: “O suporte da família foi de grande valia nessa missão”, finalizou.

 

 

Rolar para cima