Programação segue durante a semana com contação de história nas escolas municipais
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Major Vieira teve uma programação especial. As crianças da rede municipal de ensino participaram de pedágio, caminhada e encenação de peça teatral para conscientizar a comunidade sobre o autismo, transtorno que atinge quase dois milhões de brasileiros.
Os profissionais da Rede de Atendimento, alunos e professores vestiram a cor azul que simboliza o dia e decoraram as escolas com balões azuis. A cor é usada porque nas pesquisas realizadas, descobriu-se que a grande maioria de crianças, adolescentes e adultos que tem autismo são do sexo masculino.
Ainda durante esta semana, nas escolas municipais, haverá contação de história adaptada do livro “Pedro Abraço”, “O menino autista”.
Nesta segunda-feira, dia 1º, foi realizado pedágio informativo pela Escola Municipal Tia Chiquinha, com distribuição de um pequeno panfleto que traz informações sobre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre elas, a hipersensibilidade auditiva, a realização de movimentos e sons peculiares e a dificuldade no contato social que as crianças com esse diagnóstico podem apresentar.
Na manhã desta terça-feira, 2, houve homenagem cívica com apresentação sobre o autismo e “roda de conversa”, no auditório da Escola de Educação Básica Luiz Davet com a participação de pais, e familiares de alunos autistas, profissionais da Rede de Atendimento e das redes municipal e estadual de ensino, Escola Especial (APAE), e convidados.
À tarde teve caminhada com balões e cartazes com parada em frente ao palco da prefeitura municipal, para uma apresentação de peça teatral.
O secretário da Educação Laercio Sobczak disse que a finalidade do evento é conscientizar e informar o público sobre o que é o transtorno e como lidar com ele. “O objetivo do evento é a valorização do trabalho dos estudantes, trabalhar o respeito à diversidade, e marcar o Dia da Conscientização do Autismo, dia 2 de abril. Fizemos toda uma programação sobre esta data”, explica Sobczak.