A reportagem que o JMais traz esta semana sobre a divisão de votos entre Dilma Rousseff e Aécio Neves em Canoinhas mostra uma situação curiosa. O interior do município é mais simpático à Dilma. Já o centro e bairros a rejeitam expressivamente. Influência de Beto Passos (PT)? Pode ser.
Há mais de dez anos no rádio, o programa que Passos apresenta na Rádio Clube tem grande audiência no interior. Quando éramos colegas de trabalho, rodei localidades interioranas de Canoinhas ao lado de Passos e tive a impressão de estar acompanhado de um superstar. Muita gente vê em Passos um ídolo, ouve ele religiosamente e, assim como votou nele, votou em Dilma. Passos recebeu 2.307 votos nas mesmas escolas do interior nas quais Dilma recebeu 2.550 votos. Neste caso, o voto casado parece ter funcionado muito bem.
O abismo entre centro/bairros e interior poderia ser explicado com programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Neste caso, não cola. O maior percentual de beneficiários do Bolsa Família em Canoinhas está no Campo d’Água Verde, distrito no qual está a Escola Rodolfo Zipperer, onde Aécio levou 1.522 votos ante 1.192 de Dilma.
No segundo turno, esse abismo tende a ser ainda maior. Marina Silva, terceira colocada também em Canoinhas, recebeu votação inexpressiva no interior – 243 do total de 3.203 votos. Teoricamente, se haver transferência de votos com o apoio de Marina, Aécio fatura quase 3 mil votos a mais em Canoinhas.
E 2018?
Na entrevista concedida ao jornal Correio do Norte de sexta-feira, 17, o deputado estadual reeleito Darci de Matos (PSD) disse desconhecer acordo para beneficiar o PMDB em 2018? “Se houve alguma discussão nesse sentido, não participei”, afirmou.
A tendência, de fato, é de os pessedistas se fazerem de desentendidos quando o assunto é sucessão de Raimundo Colombo (PSD). Até mesmo Mauro Mariani (PMDB) fica na retaguarda quando se fala em suceder Colombo. Internamente, no entanto, tanto ele quanto Luiz Henrique dão como certo o acordo que ajudou a reeleger o governador já no primeiro turno. “Em quatro anos novas lideranças podem surgir. É cedo para falar em candidato”, dá a dica Darci de Matos. Décimo deputado mais votado, o próprio Matos vem, há anos, tecendo uma teia de relacionamentos com ambições bem grandes, que tem como ápice o Governo do Estado.
Debates
O primeiro debate entre os presidenciáveis que estão no segundo turno mostra que a verdade é o que lhe parece. Quando Dilma diz que o Bolsa Família é criação do PT, não está errada. Quando Aécio diz que o programa é junção de várias políticas sociais de FHC, também não está errado.
Vai além. Quando um acusa o outro de flertar com a corrupção, ambos estão certíssimos. No debate do SBT, o nível foi mais pra baixo ainda.
Ao eleitor, cabe analisar qual a melhor proposta de governo, mas isto, de fato, não se viu exposto no debate da Band na terça-feira, 14. O que se viu foi o roto falando do esfarrapado. Lamentável para o processo democrático.
Diante disso, como escolher?
Martírio do KM 6
A Câmara de Três Barras aprovou nesta semana o Samasa a contratar empresa para troca da tubulaçao de água até a comunidade do KM 6. Segundo o Samasa, somente a troca da tubulação vai garantir abastecimento para a comunidade que há anos se queixa de sucessivas faltas de água.
RÁPIDAS
NOVO HORÁRIO: A prefeitura de Major Vieira, que decretou calamidade administrativa na semana passada, vai trabalhar somente das 7 às 12h durante o horário de verão. Começa a valer nesta segunda, 20. A Secretaria Municipal de Saúde e seus departamentos trabalharão em horário normal (das 8h às 12h e das 13h às 17h).
MEDO: A julgar pela votação de Levy Fidelix em Canoinhas, 92 eleitores simpatizam com ideias nazistas.
NÃO COLOU: Mesmo com a recomendação expressa para que a grande comunidade evangélica votasse em Pastor Everaldo, somente 128 pessoas seguiram a diretriz em Canoinhas.
FOGO AMIGO:Além de superar as ambições pessedistas, Mariani terá de vencer o desejo de Pinho Moreira de suceder Colombo.
NÃO PODE SER: Wilmar Sudoski (PSD) ficou irritado com a fala de Aguiar no Jornal da Band.
NÃO PODE SER 2: Até Renato Pike (PR), cria política de Aguiar, criticou o padrinho por ter aberto fogo contra quem apoiou candidatos de fora.
DE LONGE: Beto Faria desembarca no fim de semana da viagem que fez à Rússia para participar da Conferência que discutiu medidas restritivas ao tabaco.
REGIONAL: A Anac deve impor uma série de metas a serem cumpridas para que Três Barras participe do Plano Nacional de Aviação.