Dados de pesquisas demonstram que os estudantes de Administração dificilmente ficam foram do mercado de trabalho
Diane Ruteski e Vanuza dos Anjos*
Quem é, ou quem foi estudante do curso de Administração em algum momento de sua vida acadêmica ouviu a frase “Quem não sabe o que fazer, faz Administração”, pois bem, começamos dizendo que essa frase não passa de uma “fake news”, vamos desmitificar essa afirmação.
EMPREGABILIDADE
O curso de Administração é um dos cursos mais procurados no Brasil devido à alta taxa de empregabilidade e baixo custo de investimento. Profissionais da área tem a sua disposição um vasto leque para atuação. Dados de pesquisas demonstram que os estudantes de administração dificilmente ficam foram do mercado de trabalho. Segundo a revista Exame, o curso de Administração está entre as 10 profissões que mais devem gerar empregos no País, principalmente devido ao cenário econômico que requer um profissional com capacidade de tomada de decisão.
BAIXO CUSTO DE INVESTIMENTO
Os técnicos em Administração têm uma enorme vantagem em sua formação, pois o curso prepara de forma rápida e com custo baixo: em aproximadamente um ano e meio e com parcelas abaixo de R$ 300, o profissional está formado e apto a entrar no mercado de trabalho, ou se você preferir, pode começar com um curso de assistente administrativo, que dará noções básicas da área administrativa.
ESCOLHA UMA BOA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
As pessoas que querem se tornar talentos humanos precisam obter conhecimento através da educação de nível superior, cursos complementares, palestras, entre outros, ou seja, devem adquirir, assimilar, e compartilhar conhecimentos técnicos em relação à determinada área de atuação. Em seguida, precisam colocar em prática estes conhecimentos (habilidade), ou seja, ter experiência na área de atuação, pois de nada adianta saber se você não sabe como fazer na prática. Estas duas características formam as competências técnicas de um individuo (CHIAVENATO, 2004 apud CARDOSO, 2012)
O mercado de trabalho está em constante transformação e a exigência por profissionais de alta performance é cada vez maior. Profissionais somente com habilidades técnicas não bastam. Hoje a busca é por um profissional completo que domine todas as teorias, mas que tenha também habilidades humanas e comportamentais. É muito comum ouvir relatos de empresas que possuem o melhor funcionário na parte técnica, mas o pior em relacionamento interpessoal, liderança e trabalho em equipe.
No Senac este profissional tem sua base teórica e prática voltado para os três pilares: saber ser, saber fazer e saber aprender. Além disso, pode prestar concursos e se registrar pelo Conselho Regional de Administração, tendo seu diploma reconhecido nacionalmente, visto que o Senac é uma instituição séria, presente há mais de 70 anos no mercado.
“PARA TER O SEU LUGAR AO SOL”
Hoje em dia, dificilmente vemos pessoas entrando em uma empresa e se aposentando nela, ou permanecendo em uma única função por toda uma vida, como nossos pais e avós. Ou então a dificuldade em conseguir um primeiro emprego, se no seu currículo não existe ainda nenhum curso. A instabilidade econômica pode até ser a grande vilã, mas as empresas já não veem com bons olhos aquele candidato a vaga de emprego que não está estudando, ou um funcionário que não tem a ambição de crescer dentro da empresa. Funcionários acomodados já não tem o seu lugar garantido.
Sempre esteja em constante atualização, busque novos horizontes, aprenda algo novo todos os dias e se qualifique, as empresas querem profissionais determinados, flexíveis e que aceitem desafios ao longo do caminho. Escolha o que te faz feliz, e se a sua preocupação for conseguir um bom emprego…
…um bom currículo faz toda a diferença, e a escolha da profissão certa também!
*Diane Ruteski é graduada em Administração, possui MBA em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, especialização em Tecnologias para Educação Profissionais, pós-graduanda em Educação e Diversidade e graduanda em Pedagogia.
Vanuza dos Anjos é graduada em Administração, graduada em Logística, possui MBA em Gestão da Excelência nos Negócios, Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, pós-graduação em Docência no Ensino Profissional, pós-graduanda no MBA em Gestão Estratégica pelo SENAC e graduanda em Pedagogia.
REFERÊNCIAS
http://www2.unicentro.br/wp-content/blogs.dir/36/files/2013/08/talento-e-empregabilidade1.pdf