A pouco mais de um ano da eleição, partidos de Canoinhas abusam da especulação

Com o lançamento de pré-candidaturas à prefeitura de Canoinhas, a especulação engrossou o caldo eleitoral de 2016 nesta semana. Na segunda-feira, 24, deputado Antonio Aguiar (PMDB) defendeu o nome de Alexey Porcão (PSB) para vice de Beto Faria (PMDB). No dia seguinte, Renato Pike (PR), que cada vez mais vem se distanciando de Aguiar, anunciou Adriano Aguiar (PMDB), sobrinho do deputado, como seu vice numa possível dobradinha para a prefeitura. A provocação mostra o nível da pendenga ente Aguiar e Pike, acirrada depois que a coluna publicou que Pike disse que Aguiar não precisaria se empenhar em sua candidatura, bastaria não atrapalhar. Aguiar não digeriu bem a declaração e rumina o caso desde então.

    A despeito de rusgas, Beto Faria (PMDB) tem se articulado muito discretamente e tem sondado nomes como Neno Pangratz (PP), Juliano Seleme (que deve deixar o PPS para ingressar no PSDB ou PMDB) e até Didi Ecker (DEM) como possíveis vices. O que Wilson Pereira (PMDB) pensa sobre isso? “Não vejo problema nenhum de abrir mão da vice visando um projeto de composição. Além disso, o Beto (Faria) vê com muita tranquilidade a possibilidade de eu disputar a cabeça de chapa com ele na convenção do partido”, declara.

     Para engrossar ainda mais este caldo, Renato Pike (PR), que dorme com o PSD e acorda com o PMDB teria dito para Faria que não disputa eleição contra ele, dando a entender que também pode ser seu vice.

     Se já não bastasse todo esse cenário efervescente, Niceto Fuck deve anunciar no próximo mês se aceita o convite do PSDB para entrar no páreo pela prefeitura.

 

Agiu rápido…

… o Governo ao saber da possibilidade de Niceto disputar a prefeitura pelo PSDB. A eventual entrega de Obras a Gil Baiano deixa o PSDB, que já tem a pasta do Desenvolvimento Econômico, ainda mais próximo do PMDB.

     Até aqui o partido era visto como o patinho feio da administração. Ganhou status, no entanto, quando Niceto surgiu no cenário.

 

Ademais…

… mesmo com aprovação da Câmara de Vereadores para viajar para a Europa a fim de conhecer possíveis investidores, nem Beto Faria nem Wilson Pereira vão acompanhar a comitiva que é liderada por Niceto. O recuo veio depois da veiculação da notícia de que Niceto seria pré-candidato.

    Em todo o caso, o Governo diz que pretende ajudar a custear a viagem de um membro da Associação Empresarial, considerando não se tratar de missão oficial.

 

beto brasilia Acompanhado dos vereadores Célio Galeski (PSD) e Gil Baiano (PSDB), prefeito Beto Faria (PMDB) esteve em Brasília na semana passada. A foto registra a visita ao gabinete do senador Dalírio Beber (PMDB), que assumiu a vaga deixada pelo saudoso Luiz Henrique da Silveira. Faria pediu apoio do senador a projetos cadastrados por Canoinhas no Ministério das Cidades.

 

 

 

 

 

Estratégia

Se em Canoinhas o jogo eleitoral está se polarizando, o afastamento de Elói Quege (PP) da prefeitura deixa tudo incerto em Três Barras. Quege não confirma nem nega que sua aposta esteja em Emílio Gazaniga. “Deixe que batam em quem acham que é o meu candidato”, diz, dando pistas de que sua aposta é outra. Faz sentido…

 

Reitora na berlinda

A reitora da Universidade do Contestado, Solange Sprandel da Silva, foi alvo de protesto no campus de Mafra na semana passada. Empunhando cartazes e gritando frases contra a reitora que, segundo eles, raramente aparece no campus, os acadêmicos contestaram a ajuda que, segundo eles, Mafra presta aos demais campi, que seriam deficitários em relação ao campus. Protestaram, ainda, contra as más condições da estrutura de Mafra. Segundo eles, faltam até livros básicos na biblioteca enquanto que o setor administrativo da instituição acumula altos salários. Os acadêmicos dizem que as manifestações terão continuidade caso seus pedidos não sejam atendidos.

 

RÁPIDAS

INFERNO ASTRAL: Duas bombas estouraram nas mãos do secretário regional Ricardo Pereira Martin nesta semana: o trágico acidente na SC-477 por causa de um buraco e o engenheiro químico na Infraestrutura.

ALIÁS: O engenheiro é indicação de Alexey Sachweh (PPS), que não abre mão de manter o afilhado no cargo.

TENTATIVA: Elói Quege (PP) protocolou novo recurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina para tentar reverter seu afastamento da prefeitura.

DANÇA DAS CADEIRAS: Osmar Oleskovicz (PSD) avalia proposta de se filiar no PSDB ou no PMDB. Já Célio Galeski (PSD) também estuda deixar o PSD se a janela para desfiliação de fato se abrir.

BALANÇA:  No mesmo dia em que foi divulgado que SC tem uma das menores taxas de desemprego do País, o IBGE mostrou que a proporção de policiais militares por habitante em Santa Catarina é a quarta pior do país.

NÃO BASTA: O Estado tem um policial militar para cada 574 habitantes.

DE OLHO NO FUTURO: A convenção regional do PP no fim de semana na Capital mostrou que Esperidião Amin ainda é nome forte e, agora, cada vez mais próximo do PSD, que aos poucos vai se desgarrando do PMDB.

 

Rolar para cima