Nesta semana começou a contagem regressiva para as eleições municipais de 2016. Em 2 de outubro do ano que vem elegeremos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A data perdeu um pouco da simbologia depois que o Congresso aprovou a redução de um ano para seis meses antes do pleito o prazo para troca de partido, com direito a não perder mandato, como comentado na coluna da semana passada.
Daqui pra frente, pré-candidatos iniciam o delicado processo de convencimento de seus pares a fim de emplacar nas convenções que devem ser realizadas entre junho e julho.
Em Canoinhas, ao que tudo indica, teremos o repeteco da rivalidade Beto Faria/Beto Passos. A surpresa (se que será surpresa) é qual dos dois trará Renato Pike (PR) e sua cobiçada militância para a vice. Muito se cogitou sobre um candidato de terceira via que, de fato, não acredito que emplacará. Tanto Niceto Fuck, que nem partido tem, quanto Alexey Porcão (PSB), que se apresentaram como alternativas, tendem a firmar apoio a um dos Betos. Niceto, aliás, se não for candidato, tende a ficar neutro.
Em Três Barras o jogo está mais aberto, mas a tendência é de que Elói Quege (PP) indique um apadrinhado, saia um candidato da Câmara e, claro, Luis Shimoguiri (PSD) deve vir com tudo na ânsia por retomar a prefeitura.
Em Bela Vista do Toldo, a tendência é de polarização entre Gilberto Damaso da Silveira (PMDB) e seu vice, Eraldo Schiessl (PP). Os dois estão rompidos há meses e devem tirar a prova dos nove nas urnas.
Já em Major Vieira, Orildo Svergnini (PMDB) deve disputar a reeleição contra um candidato da Câmara e Narciso Woichicoski (PT).
PR fortalecido
Observador da política canoinhense deu um alerta ao vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB) sobre o fortalecimento do PR canoinhense: “Com quatro vereadores já se cassa um prefeito.” Seria o caso?
Absolvido
Ex-prefeito de Canoinhas, Orlando Krautler (DEM) foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) da condenação imposta pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, de pena de cinco anos e três meses de detenção, além de multa, por atos de improbidade administrativa. Ele, a exemplo de seus dois sucessores, manteve contrato com o Coletivo Santa Cruz, para exploração do transporte urbano, sem exigência de licitação.
A absolvição abre jurisprudência para a defesa de Leoberto Weinert (PMDB), também condenado em primeira instância pelo mesmo motivo.
Em sentido horário: Alinor Lescovitz, prefeito de Três Barras; Gilberto Damaso, prefeito de Bela Vista do Toldo; Beto Faria, prefeito de Canoinhas; secretário regional Ricardo Pereira Martin; Orildo Severgnini, prefeito de Major Vieira; Anisio de Souza, prefeito de Porto União; e, ao centro, Juliano Pereira, prefeito de Irineópolis, abraçando a campanha do Governo do Estado de combate às drogas lançada nesta semana.
Crise bate a nossa porta
A crise econômica levou uma empresa da região a um ato extremo que está deixando seus funcionários bastante descontentes. Um turno foi cortado e a maioria teve de aumentar sua carga horária sem chance de aumento salarial. Quem estiver descontente, diz a diretoria da empresa, que procure o RH e demita-se. E numa crise dessas quem vai arriscar?
Um novo PMDB
O PMDB de Santa Catarina deu demonstração de que é capaz de se reinventar depois da morte de Luis Henrique da Silveira. Lideranças baixaram as armas e na segunda-feira, 5, tiveram um diálogo bastante franco do qual Mauro Mariani saiu presidente do partido. No dia seguinte, emitiu nota repudiando a troca de cargos por apoio político em Brasília, promovida pela bancada peemedebista no Congresso. Deputado Antonio Aguiar fez um discurso contundente na Assembleia condenando o que chamou de “venda de apoio político.”
A eleição de Mariani é sintomática: ele discordava de muitas ideias de LHS e agora vai impor seu estilo arrojado à frente do partido. Além do que, ao que tudo indica, já é candidato ao Governo.
RÁPIDAS
TROCA: Mais votada entre as mulheres para a Câmara de Canoinhas em 2012, Camila Lima está com um pé fora do PP. Deve ir para o PSB.
OLINDA BURGARDT: Faleceu nesta semana a mãe do secretário de Administração de Canoinhas, Argos Burgardt.
SAÚDE: O ex-vereador de Canoinhas, Francisco Vital Pereira, teve de ser internado às pressas em Curitiba nesta semana. Ele sofreu um aneurisma, mas passa bem.
EM BELA VISTA DO TOLDO: Professor Walter Knaessl Birkner fez duras críticas à administração da UnC durante o encontro do Conselho de Desenvolvimento Regional na sexta-feira, 2.
FALA QUE EU TE ESCUTO: Paulo Glinski pediu relatório de atendimentos da ouvidoria municipal. Quer saber quantas reclamações o órgão recebeu nos últimos 12 meses.
JUSTO: Um contribuinte recebeu R$ 17 mil de indenização do DNIT pelos danos causados a seu carro pela má conservação da BR-470, em Rio do Sul. Enquanto isso gente morre na buraqueira da SC-477.
POR DOIS MESES: Julio Ronconi (PSB), de Rio Negrinho, assumiu a suplência de Patricio Destro na Assembleia de Santa Catarina.