6 de fevereiro de 2020
Folha de S.Paulo
Senado dos EUA absolve Donald Trump em processo de impeachment
Presidente permanece no cargo após acusação de abuso de poder e de obstrução do Congresso
A escrita se manteve: nenhum presidente na história dos Estados Unidos jamais foi retirado do cargo.
Após Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1999, Donald Trump se tornou nesta quarta-feira (5) o terceiro líder americano absolvido pelo Senado em um processo de impeachment.
Protegido pelos senadores de seu partido, o Republicano, Trump foi inocentado com 52 votos contrários e 48 a favor em relação ao artigo de abuso de poder e 53 a 47 quanto a obstrução do Congresso. Eram necessários 67 apoios —dois terços da Casa— para tirá-lo da Presidência dos EUA.
- Bravata sobre ICMS opõe governadores e Bolsonaro
- Copom reduz juros para 4,25% e não prevê novos cortes
- Deputado afastado pelo Supremo retorna à Câmara
- Deputados pedem impeachment de Weintraub no STF
O Estado de S.Paulo
Bolsonaro: ‘Se usar ministério para eleição, é cartão vermelho’
Em entrevista ao Estado, presidente diz que ele e Parlamento ‘dormem juntos’, culpa Estados por alta nos combustíveis e evita falar sobre crise
O presidente Jair Bolsonaro promete dar um “cartão vermelho” a ministros que usarem o cargo e as ações de suas pastas para se promover eleitoralmente. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao Estado nesta quarta-feira, 5, após cerimônia que marcou os 400 dias de seu governo no Palácio do Planalto.
- Taxa de juros cai a 4,25% ao ano, a menor da história
- Câmara ignora STF e reintegra deputado acusado de corrupção
- Remédio de HIV trata coronavírus
- Senado absolve Trump em ação de impeachment
O Globo
Absolvido pelo Senado, Trump se fortalece como candidato à reeleição
Presidente tem semana de vitórias e atinge seu mais alto índice de aprovação popular
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido pelo Senado das acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso, com uma única defecção entre os republicanos. Trump consolidou seu poder dentro da legenda, que lhe deu 97% dos votos na primária de Iowa, a mesma em que o Partido Democrata viveu uma confusão, com apuração inconclusa até ontem. Trump, que na noite de terça fez discurso do Estado da União em tom triunfal, destacando a queda do desemprego, obteve 49% de aprovação popular, segundo o Gallup, o índice mais elevado de seu mandato.
Conforme era esperado, o Senado americano absolveu o presidente do país, Donald Trump, das acusações de abuso de podere obstrução do Congresso, encerrando ontem o julgamento de impeachment que dividiu ainda mais os dois partidos políticos e forneceu um cenário de duros embates para a campanha presidencial de 2020. A absolvição, que garante a Trump a permanência no cargo, coroa uma semana perfeita para ele, após a confusão nas primárias democratas em Iowa e um discurso em tom triunfal no Estado da União.
- BC reduz juros a 4,25% e encerra ciclo de queda
- Morre Kirk Douglas, astro da Era de Ouro de Hollywood, aos 103
- Bolsonaro provoca governadores a reduzir imposto de combustível
- Depois do recesso, Congresso contraria decisões do Judiciário
- Namoradas confessam que planejaram assalto a casa