Soeli Regina da Silva Lima passa a presidir a Academia
Na noite desta quinta-feira, 8, cerimônia na Câmara de Vereadores de Canoinhas empossou a nova diretoria da Academia de Letras de Canoinhas. A sessão foi aberta pelo atual presidente da Academia, Pedro Penteado do Prado. A presidente eleita Soeli Regina da Silva de Lima foi empossada na sequência.
Participaram da cerimônia, além dos membros da Academia, Israel Dias dos Santos, representando a Academia de Letras do Brasil de Florianópolis; Telma Regina Bley, representando a Câmara Municipal; professor Eloi Tonon, representado a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi); e acadêmico da Alvi, Dom Valter Michael Ebejer, Bispo Emérito de União da Vitória.
Outros membros da Alvi e da Academia de Letras Paraná-Santa Catarina prestigiaram a Sessão Solene.
Após a entrada dos membros da Academia de Canoinhas e dos membros das demais Academias de Letras, cobertos com suas togas, foi composta a mesa. A seguir o acadêmico Francisco de Assis Vitoski entrou com o pendão da Academia.
As velas foram acesas por Adair.
Ederson Luiz Matos Mota proferiu a Oração Acadêmica.
Prado passou o cargo para a nova presidente, homenageada por Fernando Tokarski, membro da Alvi.
Soeli relembrou as palavras que seu professor escreveu em um de seus primeiros trabalhos quando aluna: ”Você escreve bem”. Foi o impulso para aprimorar-se nas letras, tendo já três livros publicados.
Penteado discorreu sobre os três anos da Academia. “Foram dois concursos literários de grande repercussão nas escolas da região e do qual participaram muitos alunos”, destacou. Disse que o nível dos trabalhos apresentados foi alto em todas as modalidades e que foi difícil a escolha dos premiados entre tantos talentos.
Enfatizou a elaboração do estatuto e regimento interno devidamente registrado e terminou sua fala promulgando o edital nº 2/17 que divulga a partir de 8 de junho a abertura de quatro vagas na Academia de Letras de Canoinhas.
[Best_Wordpress_Gallery id=”139″ gal_title=”Posse Academia de Letras”]
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Houve ainda apresentações com uma encenação teatral de um poema de Isis Maria Tack Baukat por Kézia Zayons; encenação teatral “Profecias do Monge João Maria”, por Agostinho Kryszyszyn; Grupo Folclórico Ucraniano “LVIV”, de Três Barras; Banda “Novos Talentos” de Canoinhas; Andreas Costenaro declamou duas de suas poesias e Kezia Zayons declamou e encenou teatralmente mais uma poesia.
NOVA DIRETORIA FICOU ASSIM COMPOSTA
Presidente: Soeli Regina da Silva Lima
Vice-Presidente: Rosane Godoi
1º Secretário: Andreas Costenaro
2º Secretário: Ederson Luiz Matos Mota
Tesoureiro: Mário Renato Erzinger
Conselho Fiscal: Francisco de Assis Vitoski
Pedro Penteado do Prado
Adair Dittrich