Segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações na agência
A agência do INSS reabre na segunda-feira, 5, em Canoinhas. Contudo, somente quem tiver agendamento confirmado pelo aplicativo Meu INSS, site da Previdência ou o número de telefone 135 serão atendidos. Quem for buscar atendimento sem agendamento será orientado a agendar o atendimento pelos canais disponíveis na internet e por telefone.
Sem médico perito, a agência de Canoinhas segue sem realizar perícias, porém, Mafra dispõe de uma médica perita, a mesma que estava lotada em Canoinhas e que se recusava a atender pacientes alegando síndrome do pânico. Ela foi transferida para Mafra no ano passado, onde retomou suas atividades há duas semanas.
Canoinhas disponibilizará dos serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Quem necessitar de perícia médica deve ser encaminhado para cidades vizinhas.
“Segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações dentro e fora das agências”, de acordo com orientações do Ministério da Saúde. “Portanto, não saia de casa à toa. Antes, proceda com o agendamento pelos canais acima citados”, alerta a instituição.
COMO AGENDAR
O Instituto Nacional do Seguro Social informa todos os serviços que precisam de agendamento para que possam ser realizados em uma agência de atendimento. E, também, quais podem ser realizados à distância (internet ou telefone). Para agendar, acesse o Meu INSS (inss.gov.br e aplicativo para celulares) ou ligue para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).
Desde 16 de julho, a emissão de extratos e outras declarações agora é feita principalmente pelo Meu INSS, sistema desenvolvido pelo INSS em conjunto com a Dataprev. Em caso de dificuldade, o segurado pode agendar para ser atendido na agência.
Vale mencionar que não é mais preciso agendamento para requerer o Salário-Maternidade e a Aposentadoria por Idade urbanos. Ao pedir, o segurado já tem o número do protocolo garantido e só vai ao INSS se for chamado.
Agendamento
Serviços que precisam de agendamento (Meu INSS ou telefone 135):
- Aposentadoria por Idade (Rural)
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Atualizar Dados Cadastrais
- Atualizar Dados de Imposto de Renda
- Auxílio-Reclusão
- Benefício Assistencial ao Idoso
- Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
- Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
- Cadastrar Declaração de Cárcere/Atestado para Auxílio Reclusão
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Cadastrar ou Renovar Representante Legal
- Carta de Concessão
- Certidão por Tempo de Contribuição
- Consulta de Extrato Previdenciário (Cnis)
- Cópia de Processo
- Desistir de Aposentadoria
- Devolução de Documentos ou Processos
- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
- Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato de Imposto de Renda
- Histórico de Crédito de Benefício
- Pecúlio
- Pensão Rural
- Pensão Urbana
- Realizar Prova de Vida
- Reativar Benefício
- Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
- Recurso
- Renunciar Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão
- Revisão
- Salário Maternidade (Rural)
- Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal
- Solicitar Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
- Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
- Transferir Benefício para outra Agência
- Vista/Carga de Processos
Serviços que não precisam de agendamento para atendimento na agência:
- Emissão de Senha para Acesso ao Meu INSS (quando não é possível fazer pela internet)
- Consultar a Situação do Benefício
- Consultar a Situação de Pedidos de Revisão e Recursos
- Cálculo de GPS em Atraso
- Inscrição na Previdência Social
Atendimento
Serviços que podem ser realizados sem sair de casa (Meu INSS e telefone 135):
Meu INSS
Todos os serviços disponíveis no Meu INSS podem ser realizados a distância. Vale ressaltar que, atualmente, é possível receber três benefícios automaticamente (a distância): Salário-Maternidade, Aposentadoria por Idade e Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para este último, contudo, ainda é preciso agendamento presencial caso não seja possível ser concedido a distância). Abaixo, serviços disponíveis no Meu INSS, na ordem em que aparecem no site/aplicativo.
- Aposentadoria por Idade (Urbana)
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Urbana)
- Salário-Maternidade (Urbano)
- Extrato Previdenciário (CNIS)
- Simulação de Tempo de Contribuição
- Histórico de Crédito de Benefício
- Carta de Concessão
- Resultado da Perícia Médica
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato do Imposto de Renda
- Consulta de Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
- Consultar a Revisão de Benefício do Artigo 29
- Alterar Dados de Contato
- Agendar Serviços
Conheça mais sobre cada um dos serviços do Meu INSS no site do INSS (menu lateral esquerdo, basta clicar em Meu INSS). Também é possível tirar dúvidas e saber outras informações sobre a central de serviços do INSS.
Telefone 135
- Informação sobre os serviços da Previdência Social
- Agendar Serviços
- Consultar Perícia Agendada
- Verificar Data de Pagamento de Benefício
- Pedir Informações sobre a Situação do Benefício
- Atualização de Dados de Contato