Em plena safra do fumo, principal produto agrícola da cidade, os belavistenses têm somado prejuízos com estufas de fumo que funcionam à base de energia elétrica
A falta de energia nas comunidades do interior de Bela Vista do Toldo vem deixando os agricultores sem sono e com muitos prejuízos em plena safra do fumo. Na noite desta segunda-feira, 16, eles ocuparam a Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo com o objetivo de protestar. Vereadores e o prefeito Adelmo Alberti (PSDB) propuseram algumas medidas para tentar solucionar o problema quanto a falta de energia em plena safra.
Doze representantes das localidades fizeram uso da tribuna. O vereador Cirineu Iarrocheski propôs que se formasse uma comissão para cobrar da Celesc, “pois assim mostramos nossa força”.
Após debate, ficou definido que uma comissão vai procurar a direção da Celesc e cobrar medidas imediatas como uma equipe de plantão da Celesc na cidade e a agilização para a construção de uma subestação na cidade.
CONTRAPONTO
O gerente da Celesc em Canoinhas, Ionir João dos Santos, informou nesta terça-feira, 17, que no dia anterior foi detectado um problema de conexão na rede, uma falha que, segundo ele, já foi corrigida. Essa falha baixava a amperagem na rede e com a sobrecarga devido a demanda das estufas ocorria as quedas de energia.
Ionir ainda informou que após esse reparo realizado nesta segunda pela manhã, não houve mais reclamações no sistema da Celesc. “Parece que encontramos o problema e resolvemos o mais importante”, revela o gerente. Técnicos de Mafra devem fazer nova vistoria ainda nesta semana. “Iremos fazer uma inspeção técnica com o termovisor na rede para ver falhas nos religadores e reguladores”, concluiu Santos.