Foram homenageadas três personalidades de Canoinhas
A Câmara de Vereadores sediou na quarta-feira, 30, Sessão Solene do 4º aniversário da Academia de Letras do Brasil (ALB)/Canoinhas, e também da outorga da Comenda Ouro Verde.
Durante a sessão foram homenageadas pessoas e entidades que muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município e região, com a entrega da Comenda “Ouro Verde”, instituída pela Academia. Na noite foram homenageados a Madre Carmem Welter, empresário Niceto Osmar Fuck e a comerciante Cecy Schroeder Allage, que foi representada por Sônia Schroeder Vieira, na cerimônia.
Para a entrega das Comendas, a acadêmica Adair Diítrich apresentou um pequeno histórico da homenageada, a irmã Maria Carmen Welter. O acadêmico Francisco Assis Vitovski apresentou o homenageado Niceto Osmar Fuck; e a acadêmica Rosane Godoi apresentou o histórico da homenageada Cecy Schroeder Allage.
As entregas das homenagens são fundamentadas em normativas facultadas estatuariamente, que atribuem as prerrogativas do título de comendador e comendadora.
Segundo o acadêmico da ALB/ Canoinhas, Mario Erzinger, a comenda possui uma grande simbologia. A estrela dourada simboliza o personagem que recebe a comenda, sendo assim titulado comendadora ou comendadora, uma estrela resplandecente na sociedade. Tem em seu âmago incrustada a insígnia da ALB/ Canoinhas, representando que a academia de letras é fruto também do trabalho e projeção social de quem a recebe, induzindo a intelectualidade local a reunir-se em uma academia. “A sessão foi muito linda e emocionante, e com certeza estará gravada na história do município”, enaltece Erzinger.
Participaram ainda do ato solene, a presidente da ALB/ Canoinhas, Soeli Regina Lima; prefeito de Canoinhas, Gilberto dos Passos; presidente da Câmara e membro da ALB/ Canoinhas, Coronel Mario Renato Erzinger; deputado estadual Antônio Aguiar; secretário da ALB/ Canoinhas, Andreas Costenaro; vereadora Norma Pereira; advogado e embaixador da ALB/ Canoinhas, Dr. Israel Dias dos Santos; e presidente da Associação Empresarial Reinaldo de Lima Junior. O evento também foi abrilhantado com o Coral Santa Cecília e com apresentação cultural dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus.
OS HOMENAGEADOS
Madre Maria Carmen Welter: nasceu em Selbach, no Rio Grande do Sul, em 07 de setembro de 1923. Filha dos agricultores José Luiz Welter e Emília Knevitz Welter. Aos 16 anos foi estudar com as irmãs franciscanas na cidade de Três Arroios, onde iniciou seu noviciado. Recebeu o nome de Armela, ao nascer e o de irmã Maria Cármen, em 21 de janeiro de 1945, ao ingressar no noviciado da Congregação das Irmãs Franciscanas missionárias de Maria Auxiliadora. Fez seus fotos temporais em 22 de janeiro de 1946 e os perpétuos no dia 25 de dezembro e 1949, em Canoinhas.
Assista a entrevista ao JMais TV
Foi diretora de ensino, tanto da escola normal como do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas. Fez seus estudos superiores na área da educação. Assumiu o cargo de Superiora Provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Pela forma como conduziu a Congregação, a nível nacional, foi eleita Conselheira da Congregação. Tendo então que transferir sua morada para Colômbia. Neste mister percorreu vários país da América do Sul e México, nos quais muitos colégios e hospitais por elas são mantidos.
Foi em Canoinhas que viveu a maior parte de sua vida, para o município retornou e continua a viver sua vida nessa cidade.
Niceto Osmar Fuck: filho de Jacob Bernardo Fuck Junior e de Maria Matilde Buschle Fuck, nasceu em Canoinhas no dia 12 de agosto de 1940. É casado desde 1968, com Rosecler Damaso da Silveira. Tem três filhos: Luis César, Carlos Eduardo e Felipe Alexandre.
Frequentou o jardim de infância e o curso primário no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas. O ensino fundamental cursou na Escola de Educação Básica Santa Cruz, e o científico (atual ensino médio) no Colégio Santa Maria, de Curitiba. Graduou-se em Agronomia no ano de 1962 pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.
Também frequentou o curso preparatório de Oficiais da Reserva, formando-se em 1960 como aspirante R2 da Arma de Engenharia. Já em 1973 fundou em sociedade a Femaq, empresa sediada em São Paulo. Administrou diversas empresas, entre elas, uma no Paraguai, chamada Laminados e Asserrados Yacuy SRL, que existiu por 28 anos. No Paraná criou a Formasa – Fornecedora de Madeira S.A., que existe até hoje. Já no Mato Grosso implantou a Madeireira Joara Ltda, também ainda em operação. Implantou ainda a Transportadorta Fuck Ltda, participou da implantação da empresa Fuck Automóveis (hoje, Fiat Veritá), da empresa Fuck Materiais de Construção, e da Construtora Concal, mas tarde incorporadas à empresa Fuck S.A.
Já participou de feiras para vendas de produtos industrializados na Síria, Líbano, Emirados Árabes e Estados Unidos. Na tentativa de abrir novos mercados, em 1973 a empresa Fuck passou a exportar para mais de 30 países. Já em 1978 implantou a empresa Compensados Fuck S.a. na cidade de Três Barras. Em 2012 a Empresa Fuck foi cindida, quando passou a administrar a unidade de Compensados em Três Barras, cuja denominação passou a ser Compensados Fuck, mas a Erva-Mate Yacuy, a Yacuy Agroflorestal em Canoinhas e a Yacuy Taguá Florestal, em Cruz Machado – PR.
Assista a entrevista ao JMais TV
Cecy Schroeder Allage: nasceu em 24 de dezembro de 1929, em Canoinhas. Filha de Gustavo Schoroeder Sobrinho e de Bertha Goll Schoroeder. Casada com Adauto Nunes Allage em 26 de setembro de 1946, é mãe de cinco filhos, tendo 12 netos e 15 bisnetos.
Já avó, prestou vestibular, integrando a primeira turma de Administração da então Funploc. Esteve à frente da Farmácia Allage por quase 50 anos, onde sempre atendeu com empatia os clientes, não se furtando de levantar várias vezes à noite para socorrer aqueles que necessitavam de remédios de madrugada.