Aluna de Bela Vista é semifinalista de Olimpíada Nacional

Naraiãne Vieira, do 8º ano, vai a Fortaleza defender seu texto                                               

 

A timidez de Naraiãne Vieira contrasta com o brilho nos olhos e o sorriso que abre quando questionada sobre a expectativa para a viagem que está prestes a fazer à Fortaleza (CE) para viver um dos momentos mais emocionantes da sua vida. Naraiãne mora na Serra dos Borges, interior de Bela Vista do Toldo, e cursa o 8º ano do Ensino Fundamental no Núcleo Escolar Municipal Pedro Alberti.

Orientada pela professora de Língua Portuguesa Edilaine Fernandes Corrêa, produziu um texto na categoria “memórias literárias” para concorrer na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, concurso nacional que é organizado pelo Ministério da Educação. Deu certo. Naraiãne foi classificada para a fase estadual, onde conseguiu classificação para a semifinal da competição. Orgulhosa da aluna, Edilaine conta que agora ela precisa reescrever o texto que versa sobre “O lugar onde vivo”. Se agradar os jurados, vai para a finalíssima, em Brasília.

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que em 2016 promove sua 5ª edição. São 81.269 professores  e quase 40 mil escolas inscritas. A viagem para Fortaleza será em 16 de novembro. Naraiãne vai reescrever seu texto “Memórias” e a professora Edilaine defenderá seu relato de prática concorrendo com 28 professores de todo o Brasil.

Caso a professora e aluna passem a semifinal, ficarão entre as 152 finalistas. Dessas somente 20 serão ganhadoras.

 

 

PRECEDENTE

Em 2008, a majorvieirense Merlin Miriane Malacoscki, aluna do ensino médio da Escola de Educação Básica Luiz Davet, foi um das cinco vencedoras na categoria Artigo de Opinião, da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa.

Dos 150 estudantes selecionados na semifinal, 15 foram premiados em solenidade realizada em Brasília, incluindo também os das categorias Poesia e Memórias.

Durante as fases regional, estadual e nacional do evento, cerca de seis milhões de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil escreveram sobre o tema “o lugar onde eu vivo”.

Rolar para cima