
O aluno Ariel Laurentino Pereira, da Escola de Educação Básica (EEB) Manoel da Silva Quadros, de Canoinhas, esteve na cidade de Chapecó no sábado, 12, para receber a medalha de Prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistada no ano de 2014.
O aluno foi acompanhado do secretário regional Ricardo Pereira Martin e da professora Láudia Maria Wittr. “Para nossa região é um grande orgulho essa conquista. Prova de que nossa educação é de altíssima qualidade e que estamos no caminho certo”, destacou o secretário regional.
SOBRE A OBMEP
Nesse ano, a OBMEP teve ao todo, 48.784 alunos foram premiados, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata, 4.501 com medalhas de bronze e 42.283 com menções honrosas. Na tabela de premiação geral por estados, o grande destaque da OBMEP 2015 é Santa Catarina, que teve 38 medalhistas de ouro (contra 22 no ano passado), ficando atrás somente de Minas Gerais (151), São Paulo (68), Rio de Janeiro (50) e Rio Grande do Sul (45).
Em número de medalhas de ouro, Santa Catarina vem registrando um crescimento vigoroso na Olimpíada ao longo dos últimos anos, e as premiações estão espalhadas por todo o estado. Os 6.501 medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) que será realizado ao longo de 2016. Os prêmios serão entregues em 2016, em datas que serão divulgadas oportunamente pelo IMPA.
Em 2015, a Olimpíada teve o maior número até então de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país). Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745. Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
No site www.obmep.org.br, além de informações sobre os programas correlacionados (PIC Jr., PICME, Portal da Matemática, Clubes de Matemática, PECI e POTI), alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos que podem ser bastante úteis para o estudo da matemática, como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores da Olimpíada.