Para comemorar os 38 anos de trabalho em Canoinhas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promoveu caminhada na manhã desta sexta-feira,4. O evento também buscou conscientizar a comunidade sobre as ações desenvolvidas, além de celebrar a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, e dia de conscientização do autismo, 2 de abril.
“Pensamos nesta caminhada, que é uma ação de conscientização e também em um momento cultural para celebrar o aniversário da Apae, que transcorre hoje”, explicou a diretora da instituição, Simone Jerusa Sudoski Munhoz. A Apae está com 167 alunos, com diferentes idades, sendo hoje referência quanto ao atendimento de deficientes. Mãe do aluno Wanderley Vonk, de 44 anos, dona Lidia Vonk fala sobre a importância do trabalho da Apae para o desenvolvimento de seu filho. “Ele melhorou bastante. Voltou mais a memória e tem mais paciência. Na Apae ele aprende, fica com os amigos, e as professoras são como uma mãe para essas crianças, que são grandes, mas continuam sendo crianças”, conta dona Lidia.
Durante a caminhada, que teve início em frente à Apae e seguiu pelas ruas centrais de Canoinhas, pais e alunos carregavam faixas com mensagens de conscientização e respeito. Depois de passar pelas ruas centrais, alunos, pais, professores, autoridades e pessoas da comunidade conferiram apresentação de dança e trabalhos em exposição no calçadão da rua Felipe Schmidt.