Apae de Canoinhas recebe micro-ônibus do governo do Japão

Foto: Edinei Wassoaski/JMais

A Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Canoinhas recebeu oficialmente do governo do Japão na manhã desta quarta-feira, 25, um micro-ônibus zero quilômetro adaptado para acessibilidade. A doação começou a ser articulada no ano passado. Segundo a diretora da Apae Canoinhas, Simone Sudoski Munhoz, a ideia inicial foi uma sugestão da assistente social Mozara Schadek. Deise Natsue, que era assistente social da Apae de Canoinhas, juntamente com Jeane Sphair Denk, deram início ao projeto, que foi enviado ao Japão. O consulado japonês visitou Canoinhas para fazer uma avaliação. Depois de várias etapas, no dia 28 de dezembro a Apae recebeu o veredito do governo japonês: o micro-ônibus seria da Apae de Canoinhas.

Ao entregar o veículo, o responsável pelo setor político, econômico e cooperação financeira do consulado do Japão no Brasil, Akira Ichioka, disse que desde 1999 o governo do Japão vem apoiando projetos como o da Apae a fim de “promover o bem-estar social e do povo brasileiro nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento básico, meio ambiente e áreas para a melhor qualidade de vida.”

Simone lembra que o micro-ônibus não vai dar conta de atender todos os alunos. “Parte dos alunos será atendida pelo micro-ônibus, mas continuaremos usando nossa Kombi.” O ideal, diz Simone, seria que mais um micro-ônibus como o doado pelo governo japonês fosse adquirido pela Apae.

 

Rolar para cima