Apenas 1,9% dos alunos e 13,4% dos professores da rede pública de Canoinhas pegaram covid-19

Seis escolas não apresentaram registro de confirmados de infecção por coronavírus

O planejamento e responsabilidade de cada envolvido no retorno às aulas em Canoinhas garantiram segurança à comunidade escolar. A afirmação é possível a partir de dados obtidos em pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas e pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia Covid-19.

O número de casos confirmados pode ser considerado baixo em relação ao montante de pessoas envolvidas com a atuação educativa nas unidades escolares. “O baixo percentual se dá pelo envolvimento de todos na elaboração, revisão, atualização e implementação de ações práticas dos planos de contingência nos estabelecimentos de ensino. O que vem a confirmar que, com segurança, responsabilidade e planejamento o retorno foi eficiente”, completa a secretária Eliane Krull.

Entre os alunos, 1,94% dos 13.171 estudantes matriculados na rede estadual, municipal e privada e 13,46% dos profissionais que atuam nas escolas registraram contaminação pelo coronavírus.

“Destacamos, no entanto, que a partir do nosso monitoramento não é possível identificar a origem da contaminação. Como as pessoas circulam por outros espaços além da escola, não podemos afirmar que a contaminação ocorreu no ambiente escolar”, pontua a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski.

Seis unidades educacionais não apresentaram registro de confirmados de infecção: CEI Deckla Prust, EBM Alzirinha da Silva Correa, EMR Campo dos Buenos, EMR Campina dos Ribeiros, Instituição Educacional Tia Erica e o Polo UAB.

Nas escolas, aferição da temperatura, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social é rotina. “E com o avanço da vacinação a segurança cada dia será maior ainda”, completa Kátia.

“O retorno às aulas foi algo planejado por muitas pessoas. A minha gratidão e reconhecimento ao trabalho excepcional de todos os envolvidos. Da mesma forma agradeço aos alunos e suas famílias que compreenderam a importância do cumprimento das medidas sanitárias e de segurança para juntos vencermos o coronavírus”, observa o prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD).

Rolar para cima