Nas três escolas estaduais onde se formaram filas, pais conseguiram, inclusive, matricular os filhos no turno desejado
MATÉRIA REVISADA ÀS 17h DE 20/11/18
Mais uma vez escolas estaduais de Canoinhas registraram filas quilométricas de pais e responsáveis em busca de vagas para seus filhos. As filas foram registradas nas escolas Sagrado Coração de Jesus, Santa Cruz e João José de Sousa Cabral.
As matrículas abriram às 7h45 desta segunda-feira, 19, mas as filas começaram a se formar no domingo, 18, pela manhã.
A Escola Santa Cruz, que oferece ensino médio técnico em administração em tempo integral registrou mais de 300 pessoas na fila. Nenhuma ficou sem fazer a matrícula, segundo a direção da escola, inclusive, quem buscava somente pelo turno da manhã, o mais procurado.
Dessa forma, o Santa Cruz fechou quatro turmas de educação geral em turno único e três de Administração (integral). Até às 10h desta segunda-feira, 19, todos os pais e responsáveis que estavam na fila foram atendidos.
Na Escola João José de Sousa Cabral, segundo a diretora Rutiane Loti, cerca de 50 pessoas ficaram na fila desde domingo, 19. “Atendemos tanto do zoneamento quanto fora do zoneamento”, frisa. Zoneamento é o sistema criado pelo governo para dar preferência a estudantes que moram no entorno da escola.
A Gerência de Educação informou que no Sagrado Coração de Jesus, quatro turmas de 1º ano foram completas na segunda-feira, 19, com cerca de 100 alunos, atendendo a todos os pais e responsáveis que aguardavam na fila desde domingo, 18. Foi aberta mais uma turma de 1° ano, ou seja, mais 25 vagas. Até a tarde desta terça-feira, 20, havia apenas 6 vagas a serem preenchidas.
No 2° ano ainda há uma vaga. Terceiro e quarto anos estão lotados. Para o 5º ano há 13 vagas.
No 6° ano cinco turmas já foram preenchidas. Diante da demanda foi aberta outra turma com 30 vagas já supridas. Sétimo e oitavo anos estão lotados e para o nono ano há quatro vagas ainda. Todos os dados são da tarde desta terça-feira, 20.
Na Escola Almirante Barroso, segundo o diretor Pedro Penteado do Prado, não houve filas.
As matrículas seguem abertas até sexta-feira, 23.
MATRÍCULAS ONLINE
O Estado estuda implementar um sistema de matrículas online, a exemplo do que já acontece nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Canoinhas. Um projeto piloto vem sendo implementado em Florianópolis. A ideia é por fim às filas.