Sem fila para laqueadura em Mafra, Maternidade vai atender região

Irineópolis, Canoinhas, Major Vieira, Porto União e Três Barras estão entre as cidades beneficiadas

 

 

Em 2018 foram mais de 70 procedimentos de laqueadura realizados pela Maternidade Dona Catarina Kuss, o que, segundo a direção, zerou a fila de espera em Mafra. Agora, a maternidade abriu vagas para as cidades vizinhas e espera realizar em média 200 novos procedimentos.

 

Inicialmente as cidades atendidas serão Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Bela Vista do Sul, Irineópolis, Canoinhas, Major Vieira, Porto União e Três Barras. Entretanto, mesmo com a fila zerada, o procedimento continua disponível para Mafra.

 

Segundo a chefe de internação, enfermeira Marcia Kiatkoski, o procedimento é gratuito e qualquer mulher pode fazer, desde que esteja enquadrada nas regras impostas pelo SUS. A enfermeira ainda lembra que o procedimento não tem reversão.

 

“Para a realização do procedimento, é preciso que as mulheres tenham mais de 25 anos ou mais de dois filhos do mesmo pai. A mulher, caso seja casada, precisa ter o consentimento do marido. Se for solteira, precisa de uma testemunha que comprove sua vontade”, explica.

 

Ainda segundo Marcia, sem obedecer a esses critérios, não é possível ter acesso gratuito à cirurgia. O próximo passo é procurar um posto de saúde e comunicar o desejo, que o próprio posto de saúde dará início ao processo.

 

Do pedido ao ato do procedimento, a espera não deve passar de 30 dias.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Documentos pessoais de quem desejar fazer a laqueadura;

Se tiver filhos, é necessário levar a certidão de nascimento;

Exames pré-operatórios (sangue, coração e um check-up geral).

 

 

SERVIÇO

Maternidade Dona Catarina Kuss

Rua Brasílio Celestino de Oliveira, 209 – Centro, Mafra

(47) 3641-4800

Rolar para cima