Área de comunicação é boa dica de carreira

Com Matheus Iltchechen

Que tal ingressar em um curso que te permite transitar por diferentes ambientes, cada dia é uma surpresa e a cada momento tudo pode mudar?

Estimulante não? Então, isso é o que você pode esperar de um curso de Comunicação Social, especialmente nas habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Na faculdade, cada aula é uma descoberta e no mercado de trabalho, rotina é uma palavra longe do vocabulário dos jornalistas e publicitários.

Cássio Bona Jr, publicitário formado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), desfruta cada dia no mercado de trabalho como um novo estímulo, jamais esquecendo o que aprendeu na faculdade. Hoje ele é diretor de arte em uma agência de Publicidade de Ponta Grossa. “Quando termina a faculdade, somos cobrados de todos os tipos. É aí que a vida força a estudar, aprender muito mais coisas, adquirir experiência, saber que X não é Y. Os professores falavam isso na faculdade, mas muitas vezes passava batido”, conta.

O curso de Publicidade da Uniuv tem conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), simplesmente a nota máxima no teste que avalia a qualidade de ensino das instituições de ensino superior. Já o curso de Jornalismo da Uniuv tem conceito 4. Egressos como Murilo Souza, hoje âncora de um telejornal da RIC TV Record, em Chapecó, é exemplo de como a Uniuv forma bons profissionais. Referência no telejornalismo ele fala sobre o valor do curso. “Com as matérias práticas de Telejornalismo e Radiojornalismo, comecei a ver que poderia ter outros caminhos, e digo que foi isso que me fez chegar onde cheguei, que é trabalhando em TV”, explica.

O curso de Relações Públicas da Uniuv, também conhecido como RP, foi o primeiro na área de comunicação a ser aberto na instituição, e também o primeiro da região. A ideia da implantação dos cursos de Comunicação surgiu do professor Isael Pastuch, e um dos primeiros coordenadores do curso de RP, foi o professor Raulino Bortollini. Isso em 1999, três anos antes de serem implementadas as outras duas habilitações do Curso de Comunicação Social.

Um dos professores atuantes hoje nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda é Fernando Gohl, que se formou em RP no ano de 2009.

Gohl conta que a graduação foi essencial. “Sempre me ajudou, comunicação em qualquer empresa é a área mais importante e mais sensível. Toda vez que trabalhei na área, por ter aprendido na graduação, conseguia identificar e propor soluções para melhorar a comunicação interna das empresas”, revela.

Para o egresso e professor, em qualquer empresa, independente do modelo de negócio, o mais importante é a comunicação. “Acho que quanto mais o Brasil vai melhorando e os negócios também, mais as pessoas precisarão que a comunicação aconteça. Quando falamos na evolução da internet ainda, mais profissionais o mercado vai exigir”, afirma.

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm duração de quatro anos e as matrículas estão abertas para ingressar ainda em 2015. Para se candidatar a uma vaga basta agendar a prova de seleção entrando em contato por telefone ou dirigir-se pessoalmente à secretaria nos horários de funcionamento (das 8h às 12h, das 13h30min às 17h e das 19h às 21h). O telefone da Uniuv é (42) 3522-1837.

Rolar para cima