Festa que acontece neste domingo, 9, em Los Angeles, deve consagrar 1917 e Coringa
Chegou a hora de conhecermos os melhores do ano. A festa do Oscar deste ano acontece neste domingo, 9, em Los Angeles. Abaixo, as apostas da coluna nas principais categorias:
MELHOR FILME

Como já escrevi anteriormente, esta foi a melhor seleção dos últimos 20 anos do Oscar, pelo menos. Então a categoria está acirradíssima. Parasita foi o melhor filme do ano, mas dificilmente a Academia dará um prêmio principal a um filme estrangeiro. Sendo assim, creio que esta vá para 1917 ou Coringa. Era Uma Vez em… Hollywood corre por fora.
MELHOR DIRETOR

Pela lógica, este deveria ir para Sam Mendes (1917), mas há quem cogite que, a exemplo do ano passado, quando premiou Alfonso Cuarón, mas não seu filme Roma, a Academia premie Bong Joon Ho, de Parasita, como uma forma de compensação.
MELHOR ATOR

A grande barbada do ano. Só se uma catástrofe acontecer, Joaquim Phoenix não leva este ano por Coringa.
MELHOR ATRIZ

Seria exagero dizer que Renée Zellweger é barbada por Judy – Muito Além do Arco-Íris, mas será uma grande surpresa se Cynthia Erivo (Harriet) ou Charlize Theron (O escândalo) tascar esse prêmio.
MELHOR ATOR COADJUVANTE

Não acho que seja o melhor, mas dado o histórico de premiações deste ano, Brad Pitt deve levar por Era Uma Vez em.. Hollywood. Acho Joe Pesci (O irlandês) bem superior. Al Pacino também está fantástico (O irlandês) e merecia mais que Pitt.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

É o ano de Laura Dern, que embora indicada por História de um Casamento, também está maravilhosa em Adoráveis Mulheres. Scarlett Johansson também está incrível em Jojo Rabbit.
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Parasita é pedra cantada.
MELHOR DOCUMENTÁRIO

Embora o nacional Democracia em Vertigem tenha suas qualidades, Indústria Americana é superior. Tem ainda Honeyland, que foi indicado também a filme internacional. Como Parasita deve levar o prêmio na categoria de ficção, aqui Honeyland seria compensado. A Caverna também mexe com os corações mais duros, assim como For Sama, ambos retratando os horrores da Guerra na Síria.
MELHORES ROTEIROS
Na categoria original, creio que Parasita leva, contudo, é tradição a Academia premiar o melhor filme com o Oscar de roteiro, aí, então, se a aposta da coluna se confirmar, 1917 leva essa.
Na categoria adaptado, Coringa deve levar.