Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio
O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.
Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
O Governo Municipal de Canoinhas está fazendo a sua parte motivando as pessoas a prevenirem o suicídio realizando desde o início do mês uma série de atividades sobre o tema a fim de mostrar às pessoas que elas têm valor: houve momento de reflexão juntos aos profissionais da secretaria, rodas de conversa, profissionais concederam entrevista em veículos de comunicação sobre o assunto, houve campanha em rádio e distribuição de material informativo.
Para encerrar, nesta quinta-feira, 28, acontece o “Simpósio: Você Tem Valor”, com Erasto de Maio Netto (especialista em saúde mental) e Floriano Wroblevski e Nirlei Pilz (do Programa Amor Exigente). Será no auditório do IFSC, às 18h30. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, por meio da Casa da Cidadania, e da Secretaria Municipal de Saúde. As ações do Setembro Amarelo fazem parte do calendário que o Poder Executivo está organizando para celebrar os 106 anos do Município.