A terça-feira, 13, foi bastante movimentada no portal de entrada do município de Canoinhas, localizado na Avenida Rubens Ribeiro da Silva. É que o local foi o ponto oficial de recepção aos cerca de 1.600 idosos que chegavam ao município para participar da 7ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina.
Logo que chegavam ao portal, em ônibus ou vans, os atletas eram recepcionados por uma equipe da prefeitura, que distribuía kits com informações turísticas da cidade. Em seguida conheciam a culinária canoinhense, por meio das barraquinhas instaladas no portal, e realizavam um city tour pelos pontos turísticos do município. Entre os que chegavam o principal sentimento era de nervosismo e expectativa por uma boa participação na competição, cujas modalidades começam nesta quarta-feira, 14.
CONFIANÇA EM VENCER
“Estou com uma confiança muito grande em vencer”, dizia Maria Gamba, de 62 anos, jogadora de bolão 23 pela cidade de Brusque. “Além dessa oportunidade de ganhar, o que me faz feliz é a oportunidade de fazer novos amigos”, completa. Sentimento semelhante é compartilhado por Florindo Brunetto, 62 anos, atleta de Truco, de Irati, que acrescenta: “Isso aqui é ótimo, ainda não conhecia Canoinhas e com estes jogos esta oportunidade veio”, finaliza.
Quem também estava radiante pela oportunidade era Zebelita Poltronieri, de 84 anos, jogadora de bocha, de Quilombo: “È a quinta vez que participo destes jogos e é uma coisa maravilhosa. Não sei ler e escrever direito, sempre trabalhei na roça e nunca saía de casa. Só consegui sair e conhecer outros lugares através destes jogos e isso é fantástico”, concluiu.
Os Jasti são uma promoção da Fesporte em parceria com a prefeitura de Canoinhas. Envolvem cerca de 1.600 atletas de 155 municípios que disputarão até sábado as modalidades de bocha, canastra, dominó, truco, bolão 23, dança de salão e dança coreografada.