Advogado da campanha de Beto Faria diz que atraso é estratégico e tem amparo legal; Canoinhas deve ter 113 candidatos a vereador e dois a prefeito
As três coligações proporcionais que apoiam a candidatura de Beto Faria (PMDB) a reeleição não entregaram os dados de seus 53 candidatos a vereador até o prazo definido pela Justiça Eleitoral, na segunda-feira, 15, e, por enquanto, o Cartório Eleitoral registrou apenas os nomes dos 60 candidatos que apoiam a candidatura de Beto Passos (PSD).
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Canoinhas, Fabiano Costa Belinski, os candidatos ainda podem se inscrever, mas de forma individual. Os registros só serão homologados, no entanto, 48 horas depois da publicação do edital com os nomes já registrados. Essa publicação deve ocorrer nesta quinta-feira, 18.
Ainda de acordo com Belinski, as coligações que não preencheram o número máximo de candidatos ainda poderão fazê-lo até 2 de setembro.
ESTRATÉGIA
O advogado da campanha de Beto Faria, Alessandro Décio Damaso, afirmou que o atraso foi proposital. Ele explica que há duas modalidades de inscrição de candidaturas: a primeira seria em bloco – como fizeram as coligações que apoiam Passos -, cujo prazo se esgotou na segunda-feira, 15.
A segunda modalidade seria de forma individual e essas podem ser feitas nesse período de 48 horas depois da publicação do edital com as candidaturas. “Optamos por fazer de forma individualizada”, afirma.
Dessa forma, a relação completa de candidatos a vereador em Canoinhas será conhecida somente na segunda-feira, 22.
PREFEITO
Já estão registrados os dois candidatos que disputam a prefeitura de Canoinhas. O prefeito Beto Faria (PMDB) busca a reeleição pela coligação “Canoinhas confia”, composta por PSDB, PMDB, PSC, PSB, DEM, PT, PDT, PSL, PHS, PRP e PTC. Wilson Pereira (PMDB), novamente, será seu candidato a vice.
Já Beto Passos (PSD) concorre pela coligação “Canoinhas em primeiro lugar”, composta por PR, PTB, PRB, PP, SD, PPS, PSDC e PSD. Renato Pike (PR) é seu candidato a vice.