A Câmara Municipal de Canoinhas está encaminhando requerimento à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), solicitando a realocação de dois dos quatro redutores de velocidade eletrônicos situados no trevo de acesso a Três Barras, na BR-280.
A medida é, especificamente, para os equipamentos que ficam nas “saídas” do trevo, nos dois sentidos da rodovia. O documento foi apresentado e aprovado em plenário na noite de segunda-feira, 7, e leva a assinatura de todos os vereadores.
A intenção é transferir os controladores de velocidade para o KM 231, na travessia urbana do município, nas proximidades da ponte sobre Rio Água Verde, local onde já ocorreram diversos acidentes com vítimas fatais por atropelamento. O mais recente, na sexta-feira, 4, um menino de sete anos morreu depois de ter sido atropelado por um Up.
Wilmar Sudoski (PSD) que na quinta-feira, 3, participou de reunião na superintendência regional do departamento, em Mafra, apresentou a proposta ao supervisor do Dnit, engenheiro civil Jeferson Bittencourt.
Em resposta, o supervisor sugeriu que a Câmara documentasse o pedido. Fazendo isso, nos próximos dias ele próprio se comprometeu em encaminhar o requerimento até o Dnit de Florianópolis.
Como a empresa que faz a manutenção pode realizar o conserto dos equipamentos instalados até a ponte sobre o rio Água Verde, o vereador e o próprio supervisor acreditam no êxito da solicitação encaminhada pela Câmara.
Sudoski ainda afirmou que a transferência dos redutores não trará prejuízos ao município vizinho, já que dois deles serão mantidos nos locais que antecedem o trevo e nos dois lados da pista. “São importantes e devem sim continuar nos lugares onde estão”, frisou.
Durante a reunião no Dnit, o vereador apresentou uma série de reivindicações. Parte delas, inclusive, que haviam sido propostas e documentadas nas sessões ordinárias da semana passada.
RESPOSTAS
O supervisor do Dnit informou a Sudoski que a prefeitura de Canoinhas já manteve contato com a Celesc, visando a remoção de dois postes que ficam em frente ao hotel Pampas e ao restaurante V12, nas proximidades do trevo conhecido como o da “Fiat”.
De acordo com o engenheiro, só depois disso é que o departamento poderá incluir o prolongamento da marginal da BR-280, da ciclovia e da calçada até o encontro com a Avenida Rubens Ribeiro da Silva, no cronograma de melhorias da rodovia.
Outros dois pedidos feitos pelo vereador devem ser atendidos em breve pela empresa Castelar, responsável pela manutenção e conservação da rodovia. Uma é a colocação de grades de proteção em dois bueiros que se encontram abertos nas proximidades do Clube Laffayette.
Outra é a construção de duas galerias com um metro e meio de diâmetro nas proximidades da borracharia 5ª Roda, que dará mais vazão as águas que ficam acumuladas no entorno da Rua Mario João Mayer e também no trevo da Fiat.
Tendo como base informações repassadas pelo supervisor do Dnit, Sudoski também comentou que já está no cronograma de obras do departamento a construção da terceira pista no trecho entre a ponte sobre o Rio Água Verde até as proximidades da churrascaria Boi na Brasa. As obras devem iniciar em meados de abril.