O sonho de trazer uma universidade federal para o Planalto Norte de Santa Catarina levou uma comitiva de prefeitos, vereadores, secretários municipais, e demais autoridades a Chapecó, a fim de apresentar projeto visando a instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na região. A apresentação do Planalto Norte ficou a cargo do secretário de Educação de Canoinhas, Hamilton Wendt, e aconteceu nesta quinta-feira, 3, no Centro de Cultura e Eventos ‘Plínio Arlindo de Nes’.
Ao todo nove projetos foram apresentados reunindo regiões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O reitor da UFFS, professor doutor Jaime Giolo, comentou que o importante é que a região sul do Brasil já tem uma universidade federal consolidada, e agora busca-se uma nova expansão. “Estamos agora trabalhando para termos mais e melhor aquilo que já começou há alguns anos”, disse. Já ao final de todas as apresentações o reitor avaliou positivamente as mobilizações das regiões com a finalidade de levar a UFFS.
O Planalto Norte foi a oitava região a se apresentar, representada pelo secretário de Educação de Canoinhas, Hamilton Wendt, o qual falou da importância de uma universidade federal para a região, onde seria um grande auxílio para o desenvolvimento de todos os municípios. Wendt ressaltou a Guerra do Contestado, lembrando que os grandes problemas do Planalto Norte e do Sul do Paraná, onde também abrange o projeto, vem desde a guerra, e que a instalação de uma universidade federal é um grande avanço regional. “Com a Universidade Federal da Fronteira Sul em nossa região, poderemos mudar a história de anos de injustiça no planalto norte de Santa Catarina e no Sul do Paraná”, disse. Wendt apresentou uma área de terra onde poderá ser instalada a UFFS, sendo no Campo de Instrução Marechal Hermes, localizado no centro de Três Barras. O secretário reafirmou que todas as autoridades da região estão em comum acordo para a instalação da universidade em Três Barras.
O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, que também estava na comitiva, lembra que os baixos Índices de Desenvolvimentos Humanos (IDHs) do Planalto Norte e do Sul do Paraná, é um grande motivo para que a região possa receber um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Outro fator importante é a distância dos municípios de universidades gratuitas, além da região possuir uma grande números de jovens entrando na universidade.
Em torno de 1.500 pessoas, dos três estados do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), participaram do evento. Do Planalto Norte grande parte dos prefeitos e/ou vice-prefeitos estiveram em Chapecó, além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades. Deputados estaduais e federais também deram seus apoios para a instalação de novos campus da UFFS.
Autoridades do Planalto Norte defendem a instalação de uma Universidade Federal na região
Foto: Comitiva entrega projeto ao reitor da UFFS/Carlos Eduardo Vipievski – Ascom Prefeitura