Nesta quarta-feira, 27, em Chapecó, o prefeito de Três Barras, Elói José Quege, juntamente com os secretários Eloá Steklain, Marcos Budant e o vereador canoinhense João Grein, entregaram para o reitor Jaime Giollo o projeto técnico sobre a expansão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) no Planalto Norte Catarinense.
O projeto, que defende inicialmente a instalação de cinco cursos nas áreas de ciências sociais aplicadas e engenharias, visa implantar um campus da UFFS com o objetivo de mudar o paradigma de que o Planalto Norte é historicamente reprimido e por meio de uma universidade pública alavancar a economia regional bem como chamar a atenção dos investidores do setor hoteleiro, gastronômico, comercial e imobiliário, entre outros.
De acordo com Quege, o esforço e a união dos prefeitos, secretários de educação, sociedade civil, empresários, educadores, entidades representativas vem ao encontro do desejo de mudar o quadro regional e incentivar os jovens a permanecerem nos locais de origem.
“A falta de uma universidade pública e gratuita, faz com que percamos nossos jovens para os grandes centros em busca de oportunidades, quando estas estão aqui, mas não são exploradas ou necessitam de mão de obra capacitada e qualificada para impulsionar o tão sonhado desenvolvimento. Hoje estamos todos juntos por esta luta. Desde o início do ano temos elaborado essa ideia em reuniões conjuntas e contamos com o apoio de 15 prefeitos de Santa Catarina e 14 prefeitos do sul do Paraná”, afirma.
Além do projeto de expansão, foram entregues mais de 7500 assinaturas do abaixo-assinado de apoio realizado durante todo mês de agosto, moção da Prefeitura de Três Barras e das Câmaras de Vereadores de Três Barras e Canoinhas.
Os cursos pretendidos, que foram avaliados de acordo com as características e necessidades da região a fim de aproveitar suas potencialidades econômicas, são: Administração Pública, Ciências Econômicas (com ênfase de formação em economia agrícola e desenvolvimento regional), Ciências Sociais, Engenharia Civil e Engenharia Agrícola.
Segundo a secretária da Educação de Três Barras, Eloá Steklain, após a entrega do projeto o momento é de prosseguir com os movimentos sociais e aguardar a reitoria da Universidade proferir qual será o próximo passo a ser dado.