Nesta sexta-feira, 31, é a vez dos avicultores de Canoinhas e Itaiópolis se mobilizarem
Foto: Avicultores sofrem com preços baixos praticados por integradoras/Câmara de Rio Negrinho/Divulgação
A presidente da Associação de Avicultores do Planalto Norte e Médio Vale, Lisa Mara Cristoff Netipanyj, e o vereador de Rio Negrinho, Erikson Wantowski, encabeçam série de reuniões a fim de mobilizar avicultores de várias regiões do Estado com vistas à paralisação da categoria prevista para o mês de maio.
Nesta quinta-feira, 30, eles participam de reuniões com avicultores em Mafra e na sexta-feira, 31, o encontro é com representantes da classe das cidades de Itaiópolis e Canoinhas.
O mês de fevereiro começa com uma reunião com a direção da Tyson Foods, na segunda-feira, 3. A empresa – uma das maiores do mundo no segmento – é a integradora com o maior número de integrados do planalto norte.
Erikson e Lisa já haviam participado de encontro no início de janeiro com integrantes de Associações de Avicultores do Sul de Santa Catarina, do Paraná e Rio Grande do Sul em Treviso, no sul do Estado para tratar da questão da paralisação. Segundo Erikson a intenção é traçar ações conjuntas em prol da busca de soluções para a crise da avicultura na região sul do país. Também nesta terça-feira, 28, durante passagem por Rio Negrinho, o vereador cobrou o apoio do deputado estadual Carlos Chiodini para com a causa. “Debatemos diversos projetos que estamos apoiando o município e discutimos a situação da avicultura, bandeira que venho desde o ano passado defendendo”, citou Chiodini.
“Defendemos a discussão do projeto de lei que regulamenta a avicultura e trata sobre os contratos de integração. Esta lei que tramita no Senado dispõe sobre a integração vertical na agropecuária, estabelece condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras”, explica Erikson.