Assunto integrou pauta de reunião com prefeitos da Amplanorte nesta sexta-feira, 9
O Hospital Santa Cruz de Canoinhas voltou a ser pauta de reunião entre os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) realizada na manhã desta sexta-feira, 9, na Prefeitura de Canoinhas. Prefeito Beto Passos abriu a reunião para que o presidente do hospital, Reinaldo de Lima Jr., pudesse falar sobre a situação da instituição aos chefes dos poderes executivos.
“Iniciamos esta articulação em janeiro deste ano e agora com a administração do hospital realizada pelo senhor Reinaldo, estamos tendo êxito nesta jornada”, pontuou Passos. De acordo com o presidente do HSCC, os municípios de Três Barras, Irineópolis e Major Vieira voltaram a contratar com o hospital. Três Barras fará mutirão de exames e Irineópolis e Major Vieira estão complementando exames.
“Repito o que afirmei em outras circunstâncias: enquanto eu for prefeito, no que depender de mim, o hospital permanecerá de portas abertas. Busco o fortalecimento do HSCC, sempre articulei junto ao Estado e também com prefeitos e deputados a favor do HSC”, lembrou Passos.
Reinaldo disse que já está em prática plano de reestruturação do hospital e reabriu as portas da unidade aos prefeitos da região. Lembrou que o HSCC opera com 50% de sua capacidade apenas. “Precisamos de volume de trabalho e por isso peço que possamos ser parceiros novamente”.
Reinaldo também afirmou que o “o hospital precisa parar de transferir responsabilidade e assumir as suas atribuições”. Citou o caso da folha de pagamento que, na visão dele, é responsabilidade do próprio hospital.
Após a sua fala, além dos prefeitos de Major Vieira, Irineópolis e Três Barras, o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, se dispôs a articular com o HSCC possível mutirão de cirurgia. Prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti, também buscará meios para fazer mutirão de exames no hospital canoinhense. “Estávamos esperando esta mudança de visão. Afinal, o que fará o hospital permanecer em funcionamento é a produção”, destacou Alberti.
Prefeito de Major Vieira, Orildo Antonio Severgnini, enalteceu a abertura de diálogo com a direção do HSCC: “agora destravou tudo. Ficou muito claro que o que travava era a falta de diálogo”.
Ao final, o presidente do hospital agradeceu a intermediação do prefeito de Canoinhas, Beto Passos: “agradeço o empenho do prefeito que articulou a minha presença e novamente a união do hospital com os municípios. Já tive em outra oportunidade aqui também por convite do prefeito e na época recebemos várias críticas e sugestões e hoje voltamos para oferecer estes serviços. Entendo que a prefeitura, hospital Santa Cruz e também a classe médica precisa dar as mãos para caminharmos juntos”.