Beto Passos deve assumir presidência do PSD regional

O presidente estadual do PSD e da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio (PSD), ofereceu a presidência regional do PSD para atrair Beto Passos (PT) para a sigla. Seria a garantia de que Passos teria autonomia para bancar candidatura a prefeito em 2016. Atual presidente, Wilmar Sudoski, não disse nem sim, nem não sobre a possibilidade de entregar o cargo. Célio Galeski (PSD), que seria o próximo presidente, também não se pronunciou. Todos, no entanto, tem se esforçado para trazer Passos para o partido. Como a foto mostra, além de Galeski e Sudoski, Osmar Oleskovicz, Paulo Glinski e o deputado Darci de Matos acompanharam a reunião.

coluna menorBeto Passos (PT) tem mostrado afinidade com o vereador Renato Pike (PSD). Na semana passada, o radialista entrevistou Pike em seu programa na Band FM. Passos levanta a bola e Pike faz o gol, demonstrando que a comentada aliança para 2016 pode já estar acertada. Resta saber se a afinidade oral se mostrará tão efetiva no plano das ações de um eventual governo Passos/Pike (ou seria Pike/Passos?).

 

 

 

 

Um plano para a educação

Está sob consulta no site da prefeitura de Canoinhas o Plano Municipal de Educação, com metas a serem cumpridas de 2015 a 2024, visando uma educação de qualidade. Importantíssimo que os canoinhenses opinem. Lá estão metas como universalizar, até o ano que vem, a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos e ampliar a oferta de vagas em creches; oferecer educação em tempo integral em 65% das escolas; cumprir as metas do Ideb; elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 95%; triplicar as matrículas de educação profissional técnica de nível médio; elevar a taxa de matrículas na educação superior para 50% entre a população de 18 a 24 anos; estimular a formação de mestres e doutores; oferecer pós-graduação a 75% dos professores, entre outras ações que, no total, somam 20 metas.

    As diretrizes são ambiciosas e chama atenção a que versa sobre a “valorização do magistério de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do plano.” A meta fala até na criação de um fórum permanente com representação dos professores para acompanhar a atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

    A meta é importante e os professores têm total interesse em discutir questões salariais. Pena que esse assunto tenha ficado em segundo plano quando o Município decidiu que um professor pode perfeitamente fazer o trabalho de dois e o salário ter ficado em segundo plano para se discutir a falta de professores nas escolas, o que ainda persiste, depois de um bimestre de aulas.

 

Planejamento

A meta não só se fragiliza com a imponderável discussão sobre a falta de professores desde o início deste ano letivo nas escolas, como naufraga outras metas, como a que prevê esforço no sentido de superar as metas estipuladas pelo Ideb. Como prever coisa boa nas próximas provas do Ideb se nem professores boa parte dos alunos têm? Mesmo as turmas que tiveram professores repostos, estão deficitárias depois de passar semanas com professores reserva ou um simples cuidador de sala.

 

Crise na base

A declaração do vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) de que não é ninguém no segundo governo de Raimundo Colombo (PSD) chega tarde. Deveria ter sido feita quando Silvio Dreveck (PP) foi nomeado líder do Governo na Assembleia. Apenas peemedebistas mais afoitos chiaram.

 

Silêncio

Surpreende ainda mais o silêncio de Colombo. Estaria o governador somente esperando uma declaração como essa para deflagrar a sua aguardada reforma administrativa que, garante gente do próprio PSD, visa enxugar até o talo as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs)?

 

Semáforos

É raro passar uma semana sem que algum semáforo de Canoinhas dê problema. Quando isso ocorre, começa um cansativo processo burocrático na prefeitura. Somente uma empresa de Rio do Sul tem competência para mexer nos semáforos. Não por acaso foi essa empresa que vendeu as ‘bombas’ para Canoinhas.

 

RÁPIDAS

ÁGUA E ÓLEO: Secretário de Educação, Hamilton Wendt, virou a cara para Beto Passos (PT) ao encontrá-lo em um hotel de Florianópolis.

6.215: alunos estão matriculados hoje na rede municipal de ensino de Canoinhas.

2.901: alunos estão matriculados na rede privada de ensino em creches, escolas de educação básica e escolas de cursos técnicos.

COMANDO: Enquanto o tenente coronel Mario Renato Erzinger segue em curso em Florianópolis, até setembro comanda o 3º Batalhão de Polícia Militar o major João Marcos Dambroski de Araújo.

INUSITADO: Nem mesmo os 38 ministros de Dilma têm conhecimento um do outro. Nesta semana, o ministro da Pesca foi convocado pelo ministro da Saúde por meio de publicação no Diário Oficial.

PRA DESCONTRAIR: Certa vez um secretário de governo de Canoinhas perdeu a sola do sapato em um restaurante. Quando o garçom veio perguntar se a sola pertencia a ele, negou.

PRA DESCONTRAIR 2: Negar foi fácil. Difícil foi caminhar em ponto em vírgula para deixar o restaurante.

Rolar para cima