Bombeiro de Canoinhas ajuda a resgatar 11 pessoas ilhadas em Garuva

bi 1 bi 2 bi 3 bi 4 bi 5 bi 6 bi 7 bi 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O cabo Marcio Barbosa, dos bombeiros de Canoinhas, ajudou a resgatar 11 pessoas da mesma família, que estavam ilhadas em Garuva, no norte do Estado, neste fim de semana.

Márcio foi enviado pelo tenente coronel Edson Biluk para trabalhar na Operação Verão, por ter ele grande experiência em situações como resgates aquáticos.

A família havia feito trilha do monte Crista e, ao retornar, foi surpreendida pela repentina cheia do rio. O que teria ocorrido foi a chamada Cabeça D’Água*, em dois pontos do rio Três Barras, fenômeno comum no verão que já matou várias pessoas.

Após as analises da situação, do risco e de como iria proceder pra realizar o resgate da família foram então montados os equipamentos e iniciada a transposição da família utilizando cabos de salvamento, a conhecida tirolesa. Foram oito homens, duas mulheres e uma criança, que estavam ilhados há 24 horas.

Marcio disse que teria outras opções para o resgate como helicóptero, porém no dia do resgate não havia possibilidade, o tempo estava fechado e não tinha teto. A embarcação inflável a remo poderia também ser usada, mas a correnteza era muito forte, “Essa foi a melhor opção. O comando do Corpo de Bombeiros me mandou pra cá especialmente pra esse tipo de resgate em águas rápidas, área na qual sou especialista. Eu estava de plantão  nesse dia e deu tudo certo graças a Deus e a tudo o que aprendi e que pude por em prática hoje. Mais uma vez me sinto realizado no que faço”, concluir Cabo Marcio.

 

 

* O que é fenômeno Cabeça D’água ou tromba D’água?

Popularmente convencionou-se chamar de Tromba d’água aquilo que na verdade consiste em uma Cabeça d’água. Para os cientistas esses são fenômenos naturais distintos. Vejamos suas diferenças:

Tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente. A maioria das trombas d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte.

 

 

 

Rolar para cima