O trecho Canoinhas a Porto União da BR-280 registrou a primeira morte em acidente desde a federalização em fevereiro deste ano.
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas por volta das 5h30 desta quinta-feira, 28, para atender o acidente na localidade conhecida como “Santinha”.
Segundo os bombeiros, o veículo Parati, placas MAB 7106, de Joinville, colidiu frontalmente contra um caminhão Mercedes Benz, placas MAF 0784, de Irineópolis, conduzido por Valdemar Cruz, 53, que nada sofreu.
Na Parati estava uma família de cinco pessoas. O motorista Cenírio Macedo, 50anos, ficou preso às ferragens do veículo, apresentando lesão de face e suspeita de hemorragia interna. No banco traseiro estavam três pessoas, todas conscientes – uma jovem com diversas escoriações e fratura de fêmur direito, uma senhora idosa com lesão na face, suspeita de traumatismo craniano encefálico e suspeita de trauma de coluna, e uma criança muito nervosa, relatando dores pelo corpo. Essas vítimas foram estabilizadas por equipes dos bombeiros e conduzidas pela equipe do Samu, motivo pelo qual a reportagem ainda não conseguiu apurar os nomes.
No banco carona da Parati, também preso às ferragens, estava um senhor de aproximadamente 40 anos, já com ausência total de sinais vitais, ainda não identificado. Com a chegada da segunda viatura do Samu UTI Móvel, o medico Tiago Leão confirmou o óbito no local. A vítima fatal não portava documentação e seus parentes estavam em atendimento, o que não permite, até o momento, sua identificação.
Todas as vítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro de Canoinhas. Estiveram no local equipe do Corpo de Bombeiros de Canoinhas, equipes do Samu USB e UTI Móvel, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM) de Canoinhas.
As pistas ficaram totalmente interditadas durante o resgate, sendo que depois o local ficou sob coordenação da PRF e PM. O soldado PM Soares, que é policial militar em Canoinhas, acompanhou a guarnição do ASU 252 em missão de resgate e condução de uma das vítimas até o Pronto Socorro, devido à necessidade de apoio no transporte.