Levantamento feito pelo JMais mostra que à medida que melhorias foram aparecendo, número de mortes foi zerado
Desde o dia 28 de fevereiro deste ano não são registradas mortes no trecho entre Canoinhas a Porto União da rodovia BR-280. Coincidência ou não, foi justamente logo após o acidente que vitimou Sandro Fuck, que começaram a aparecer os primeiros resultados da federalização do trecho, sob jurisdição estadual até 3 de fevereiro.
Comparativamente, o fato de a rodovia não registrar acidentes com mortes há mais de quatro meses, merece comemoração.
No ano passado, o número de mortes no trecho quase dobrou – foi de cinco em 2012 para oito em 2013, média de uma morte a cada um mês e meio. Em 2009, no entanto, este número chegou a 13.
Para o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Jefferson Bittencourt, não há dúvidas de que as melhorias na rodovia contribuíram, e muito, para zerar as mortes. “É evidente que a segurança aumentou. Investimos R$ 1,5 milhão nos últimos quatro meses só em sinalização”, explica. Além de refazer as faixas, apagadas pela ineficácia do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e refazer o asfalto, o DNIT instalou sete guardrails em pontos perigosos.
A rodovia segue em obras até agosto. A previsão inicial era de concluir a primeira etapa em junho, mas as chuvas e a Copa do Mundo atrasaram o cronograma.
Os guardrails serão instalados em 11dos 70 quilômetros da rodovia. Serão instalados também olhos de gato em trechos específicos e pórticos com placas de sinalização.
São R$ 33 milhões de investimentos só nesta primeira fase. Desse montante, R$ 8 milhões já foram aplicados.
Há ações específicas pra evitar acidentes, como a correção de uma curva, criada pelo Deinfra para desviar um desbarrancamento. O DNIT está refazendo a curva para que ela fique menos sinuosa. “Esperamos eliminar o número de acidentes daquele ponto. Só não podemos evitar mesmo a imprudência de motoristas”, afirma.
Quanto a isso, o delegado regional da Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo posto de Canoinhas, Luciano Crisafulli Rodrigues, garante que haverá fiscalização intensa. “O nosso planejamento prevê a intensificação da fiscalização com uso de bafômetros, radares e ações preventivas”, afirma.
TESTES
Os feriados prolongados são considerados sinais de alerta para mortes nas estradas. Sandro Fuck, última vítima fatal em acidente na BR-280 Canoinhas Porto União, morreu justamente no feriado de Carnaval.
De lá para cá, foram dois testes de fogo: o feriado de Páscoa, que emendou com o de Tiradentes, e o de Corpus Christi. Mesmo com tráfego acima do normal, foram registrados apenas saídas de pista sem feridos.
DESAFIO
O DNIT encara como um desafio implementar as outras duas fases de reestruturação da rodovia. Problema maior é desocupar as áreas de moradia e comércio que, para o órgão, foram construídas irregularmente às margens da rodovia. Todos os donos de imóveis tiveram um tempo para se defender e, agora, todos os processos devem ser resolvidos na Justiça.