A cerimônia de premiação está marcada para 24 de fevereiro, no Dolby Theatre
O longa brasileiro ”O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, indicado pelo Brasil para tentar uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar em 2019, não entrou na pré-lista divulgada ontem à noite pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A relação final com todos os indicados ao Oscar será anunciada no dia 22 de janeiro.
O filme conta a história de cinco gerações de uma família proprietária de um circo a partir do olhar de Celavi, um mestre de cerimônias que não envelhece. A narrativa mistura elementos fantásticos com realismo. Estão no elenco os atores Jesuíta Barbosa, Mariana Ximenes, Bruna Linzmeyer, Rafael Lozano, Catherine Mouchet, Antônio Fagundes e Vincent Cassel. O roteiro é uma parceria entre Diegues e George Moura.
Como não conseguiu emplacar o longa na pré-lista, o Brasil completa 20 anos sem participar desta categoria do Oscar. O último filme nacional a entrar na disputa foi ”Central do Brasil”, com Fernanda Montenegro e Marília Pêra, em 1999. Fora da relação, o País ainda tem esperança de ter representantes em outras categorias, caso de ”Tito e os Pássaros” como longa de animação.
A pré-lista anunciada ontem para concorrer a melhor filme estrangeiro traz ”Pássaros de Verão” (Colômbia), ”Culpa” (Dinamarca), ”Never Look Away” (Alemanha), ”Assunto de Família” (Japão), (Cazaquistão), ”Cafarnaum” (Líbano), ”Roma” (México), ”Guerra Fria” (Polônia) e ”Em Chamas” (Coreia do Sul).