Situação que começou de madrugada só foi controlada na manhã desta quinta, 11
A 3ª Subdivisão de Polícia Civil (SDP) – Delegacia de São Mateus do Sul – mais uma vez teve clima tenso durante a madrugada desta quinta-feira, 11, na Cadeia Pública. Princípio de rebelião teve início por volta das 2h da madrugada. Depredação do local, gritaria e colchões amontoados fizeram parte do motim. Não há registro de fugitivos.
A Polícia Civil acionou a Polícia Militar de São Mateus do Sul que pediu apoio às Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) local e de União da Vitória, policiais de Antônio Olinto e São João do Triunfo. Também agentes de folga e Corpo de Bombeiros. O quebra-quebra é mais um capítulo da tensão instalada desde o final do ano, quando ocorreu uma tentativa de fuga frustada e medidas de restrição foram adotadas.
A tentativa inicial foi de tomar o controle do local. Para tanto grades de celas foram serradas e quebradas e, por volta das 3h30, os detentos chegaram até o cozinha, tentando acesso ao solário e, por consequência, chegar até o lado externo. O cenário é de destruição.
O Corpo de Bombeiros prestou apoio por volta das 4h30. O princípio de rebelião se estendeu até o início da manhã. A situação está controlada, mas por conta de celas destruídas e presos amotinados permanece em alerta, com presença de inúmeros veículos e agentes de segurança pública no local.